ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisandra Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Alvaro Rogério Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295
Resumo: O presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas.
id FURG-12_2a4b210f504f481c8289b76fb154773b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8295
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação FísicaO presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas.Lepidus2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 106-1191809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295/6056Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lisandra OliveiraAlves, Alvaro Rogério Costa2019-10-30T21:21:46Zoai:periodicos.furg.br:article/8295Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T21:21:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
title ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
spellingShingle ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
Silva, Lisandra Oliveira
Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física
title_short ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
title_full ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
title_fullStr ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
title_full_unstemmed ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
title_sort ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
author Silva, Lisandra Oliveira
author_facet Silva, Lisandra Oliveira
Alves, Alvaro Rogério Costa
author_role author
author2 Alves, Alvaro Rogério Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira
Alves, Alvaro Rogério Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física
topic Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física
description O presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295/6056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 106-119
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941368537088