AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Vanessa Campos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA, ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE, OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS, REIS, JUCIMAR SILVA DOS, MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST, MOREIRA, NEIVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos, frequentadores do Centro Municipal Recanto Feliz (CEMURF), no município de Cabixi-RO, em 2016, sobre parasitoses e os possíveis avanços de saberes, após intervenção dinâmica do conteúdo, feita pelo grupo de pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três fases. Nos resultados, constatou-se que houve um crescimento significativo no número de alunos que responderam afirmativamente as questões sobre as parasitoses após as atividades educativas. Questões específicas como o conceito de vermes teve uma elevação percentual de 21%, posteriormente ao desenvolvimento das atividades. A porcentagem de alunos que afirmaram conhecer nomes de vermes e formas de prevenção elevou-se 35% e 22%, respectivamente. A análise evidenciou que as atividades diferenciadas, de intervenção, constituem-se uma valiosa ferramenta na construção e aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca das parasitoses
id FURG-12_852fe41adf0685fe97e5e97e838f50ee
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7751
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSESConhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção.O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos, frequentadores do Centro Municipal Recanto Feliz (CEMURF), no município de Cabixi-RO, em 2016, sobre parasitoses e os possíveis avanços de saberes, após intervenção dinâmica do conteúdo, feita pelo grupo de pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três fases. Nos resultados, constatou-se que houve um crescimento significativo no número de alunos que responderam afirmativamente as questões sobre as parasitoses após as atividades educativas. Questões específicas como o conceito de vermes teve uma elevação percentual de 21%, posteriormente ao desenvolvimento das atividades. A porcentagem de alunos que afirmaram conhecer nomes de vermes e formas de prevenção elevou-se 35% e 22%, respectivamente. A análise evidenciou que as atividades diferenciadas, de intervenção, constituem-se uma valiosa ferramenta na construção e aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca das parasitosesLepidus2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/775110.14295/rds.v20i1.7751Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 15-301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751/5539Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Vanessa CamposFONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DAALMEIDA, ERASMO ROCHA DEOLIVEIRA, EVANETE DOS REISREIS, JUCIMAR SILVA DOSMACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORSTMOREIRA, NEIVA2019-10-30T19:55:58Zoai:periodicos.furg.br:article/7751Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T19:55:58Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
title AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
spellingShingle AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
de Moraes, Vanessa Campos
Conhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção.
title_short AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
title_full AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
title_fullStr AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
title_sort AVALIAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CABIXI-RO ACERCA DE PARASITOSES
author de Moraes, Vanessa Campos
author_facet de Moraes, Vanessa Campos
FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA
ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE
OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS
REIS, JUCIMAR SILVA DOS
MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST
MOREIRA, NEIVA
author_role author
author2 FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA
ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE
OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS
REIS, JUCIMAR SILVA DOS
MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST
MOREIRA, NEIVA
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Vanessa Campos
FONSECA, EMANUEL VICTOR BASTOS DA
ALMEIDA, ERASMO ROCHA DE
OLIVEIRA, EVANETE DOS REIS
REIS, JUCIMAR SILVA DOS
MACHADO, KASHNA SELHORST MACHADO SELHORST
MOREIRA, NEIVA
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção.
topic Conhecimentos. Crianças. Intervenção. Prevenção.
description O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos de alunos, frequentadores do Centro Municipal Recanto Feliz (CEMURF), no município de Cabixi-RO, em 2016, sobre parasitoses e os possíveis avanços de saberes, após intervenção dinâmica do conteúdo, feita pelo grupo de pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em três fases. Nos resultados, constatou-se que houve um crescimento significativo no número de alunos que responderam afirmativamente as questões sobre as parasitoses após as atividades educativas. Questões específicas como o conceito de vermes teve uma elevação percentual de 21%, posteriormente ao desenvolvimento das atividades. A porcentagem de alunos que afirmaram conhecer nomes de vermes e formas de prevenção elevou-se 35% e 22%, respectivamente. A análise evidenciou que as atividades diferenciadas, de intervenção, constituem-se uma valiosa ferramenta na construção e aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca das parasitoses
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751
10.14295/rds.v20i1.7751
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751
identifier_str_mv 10.14295/rds.v20i1.7751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7751/5539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 15-30
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941350711296