Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605 |
Resumo: | Este artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão. |
id |
FURG-12_cc6773fa70cd95d71f311e8970775049 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5605 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismoCorpos negrosKara Walkerescravidãoarte-educaçãoEste artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 58-691809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605/4246Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/5605Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
title |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
spellingShingle |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo Rodrigues, Walace Corpos negros Kara Walker escravidão arte-educação |
title_short |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
title_full |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
title_fullStr |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
title_full_unstemmed |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
title_sort |
Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo |
author |
Rodrigues, Walace |
author_facet |
Rodrigues, Walace |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Walace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpos negros Kara Walker escravidão arte-educação |
topic |
Corpos negros Kara Walker escravidão arte-educação |
description |
Este artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605/4246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 58-69 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940949106688 |