Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Walace
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605
Resumo: Este artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão.
id FURG-12_cc6773fa70cd95d71f311e8970775049
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5605
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismoCorpos negrosKara Walkerescravidãoarte-educaçãoEste artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 58-691809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605/4246Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/5605Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
title Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
spellingShingle Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
Rodrigues, Walace
Corpos negros
Kara Walker
escravidão
arte-educação
title_short Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
title_full Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
title_fullStr Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
title_full_unstemmed Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
title_sort Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo
author Rodrigues, Walace
author_facet Rodrigues, Walace
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Walace
dc.subject.por.fl_str_mv Corpos negros
Kara Walker
escravidão
arte-educação
topic Corpos negros
Kara Walker
escravidão
arte-educação
description Este artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5605/4246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 58-69
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940949106688