A trajetória formativa do educador de história na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mychelyne Barros Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8370
Resumo: O magistério na Rede Municipal do Rio de Janeiro é o cenário do liame autoral. Embasada por uma pesquisa teórica, a prática educativa reflexiva dos autores encaminhou esta proposta de estudo cujo enfoque é o professor que se entende como educador com o propósito formativo e a maneira como concretiza sua prática em seu cotidiano escolar. A hipótese que constitui o eixo dessa reflexão propugna o educador em cuja prática predomina a preocupação com um ensino de História que privilegia a formação de valores, atitudes, procedimentos perante o contexto sociopolítico e cultural. Nesse tocante, analisa-se a formação e as práticas pedagógicas dos profissionais de Educação em História, os quais exercem sua função nas séries finais do Ensino Fundamental enquanto educadores. Palavras-chave: Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.
id FURG-2_185a06c016764c0f8efe71093d661d4f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8370
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A trajetória formativa do educador de história na escola públicaEducador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.Formação de ProfessoresO magistério na Rede Municipal do Rio de Janeiro é o cenário do liame autoral. Embasada por uma pesquisa teórica, a prática educativa reflexiva dos autores encaminhou esta proposta de estudo cujo enfoque é o professor que se entende como educador com o propósito formativo e a maneira como concretiza sua prática em seu cotidiano escolar. A hipótese que constitui o eixo dessa reflexão propugna o educador em cuja prática predomina a preocupação com um ensino de História que privilegia a formação de valores, atitudes, procedimentos perante o contexto sociopolítico e cultural. Nesse tocante, analisa-se a formação e as práticas pedagógicas dos profissionais de Educação em História, os quais exercem sua função nas séries finais do Ensino Fundamental enquanto educadores. Palavras-chave: Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/837010.14295/momento.v28i3.8370Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 319-333Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 319-3332316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8370/6312Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Mychelyne Barros Costa2019-12-18T04:16:33Zoai:periodicos.furg.br:article/8370Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória formativa do educador de história na escola pública
title A trajetória formativa do educador de história na escola pública
spellingShingle A trajetória formativa do educador de história na escola pública
Ferreira, Mychelyne Barros Costa
Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.
Formação de Professores
title_short A trajetória formativa do educador de história na escola pública
title_full A trajetória formativa do educador de história na escola pública
title_fullStr A trajetória formativa do educador de história na escola pública
title_full_unstemmed A trajetória formativa do educador de história na escola pública
title_sort A trajetória formativa do educador de história na escola pública
author Ferreira, Mychelyne Barros Costa
author_facet Ferreira, Mychelyne Barros Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mychelyne Barros Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.
Formação de Professores
topic Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.
Formação de Professores
description O magistério na Rede Municipal do Rio de Janeiro é o cenário do liame autoral. Embasada por uma pesquisa teórica, a prática educativa reflexiva dos autores encaminhou esta proposta de estudo cujo enfoque é o professor que se entende como educador com o propósito formativo e a maneira como concretiza sua prática em seu cotidiano escolar. A hipótese que constitui o eixo dessa reflexão propugna o educador em cuja prática predomina a preocupação com um ensino de História que privilegia a formação de valores, atitudes, procedimentos perante o contexto sociopolítico e cultural. Nesse tocante, analisa-se a formação e as práticas pedagógicas dos profissionais de Educação em História, os quais exercem sua função nas séries finais do Ensino Fundamental enquanto educadores. Palavras-chave: Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8370
10.14295/momento.v28i3.8370
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8370
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i3.8370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8370/6312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 319-333
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 319-333
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249931149312