Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164 |
Resumo: | Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos. |
id |
FURG-2_479b37ea994e662a0756c4afab8a7629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9164 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonialMáscaraidentidadeensino de Artes Visuais.IdentidadeResumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/916410.14295/momento.v28i2.9164Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 37-51Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 37-512316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/6115https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/8202Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacco dos Anjos Torres, LauraSacco dos Anjos Torres, LauraPolidori Zamperetti, Maristani2019-10-24T21:38:59Zoai:periodicos.furg.br:article/9164Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
title |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
spellingShingle |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial Sacco dos Anjos Torres, Laura Máscara identidade ensino de Artes Visuais. Identidade |
title_short |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
title_full |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
title_fullStr |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
title_full_unstemmed |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
title_sort |
Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial |
author |
Sacco dos Anjos Torres, Laura |
author_facet |
Sacco dos Anjos Torres, Laura Polidori Zamperetti, Maristani |
author_role |
author |
author2 |
Polidori Zamperetti, Maristani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacco dos Anjos Torres, Laura Sacco dos Anjos Torres, Laura Polidori Zamperetti, Maristani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Máscara identidade ensino de Artes Visuais. Identidade |
topic |
Máscara identidade ensino de Artes Visuais. Identidade |
description |
Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164 10.14295/momento.v28i2.9164 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.9164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/6115 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/8202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 37-51 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 37-51 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250292908032 |