Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacco dos Anjos Torres, Laura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Polidori Zamperetti, Maristani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164
Resumo: Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.
id FURG-2_479b37ea994e662a0756c4afab8a7629
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9164
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonialMáscaraidentidadeensino de Artes Visuais.IdentidadeResumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/916410.14295/momento.v28i2.9164Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 37-51Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 37-512316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/6115https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/8202Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacco dos Anjos Torres, LauraSacco dos Anjos Torres, LauraPolidori Zamperetti, Maristani2019-10-24T21:38:59Zoai:periodicos.furg.br:article/9164Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
title Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
spellingShingle Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
Sacco dos Anjos Torres, Laura
Máscara
identidade
ensino de Artes Visuais.
Identidade
title_short Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
title_full Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
title_fullStr Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
title_full_unstemmed Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
title_sort Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial
author Sacco dos Anjos Torres, Laura
author_facet Sacco dos Anjos Torres, Laura
Polidori Zamperetti, Maristani
author_role author
author2 Polidori Zamperetti, Maristani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacco dos Anjos Torres, Laura
Sacco dos Anjos Torres, Laura
Polidori Zamperetti, Maristani
dc.subject.por.fl_str_mv Máscara
identidade
ensino de Artes Visuais.
Identidade
topic Máscara
identidade
ensino de Artes Visuais.
Identidade
description Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164
10.14295/momento.v28i2.9164
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i2.9164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/6115
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9164/8202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 37-51
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 37-51
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250292908032