Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361 |
Resumo: | O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet. |
id |
FURG-2_8d1f230f06c5ddd9262bbb543396f605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7361 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneasdiscursoimagens corporaispedagogias culturaisPedagogias culturaisO artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/736110.14295/momento.v26i2.7361Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 7-24Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 7-242316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361/4984Camozzato, Viviane Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7361Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
title |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
spellingShingle |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas Camozzato, Viviane Castro discurso imagens corporais pedagogias culturais Pedagogias culturais |
title_short |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
title_full |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
title_fullStr |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
title_sort |
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas |
author |
Camozzato, Viviane Castro |
author_facet |
Camozzato, Viviane Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camozzato, Viviane Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso imagens corporais pedagogias culturais Pedagogias culturais |
topic |
discurso imagens corporais pedagogias culturais Pedagogias culturais |
description |
O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361 10.14295/momento.v26i2.7361 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.7361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361/4984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 7-24 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 7-24 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870717456384 |