Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camozzato, Viviane Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361
Resumo: O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.
id FURG-2_8d1f230f06c5ddd9262bbb543396f605
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7361
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneasdiscursoimagens corporaispedagogias culturaisPedagogias culturaisO artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/736110.14295/momento.v26i2.7361Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 7-24Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 7-242316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361/4984Camozzato, Viviane Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7361Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
title Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
spellingShingle Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
Camozzato, Viviane Castro
discurso
imagens corporais
pedagogias culturais
Pedagogias culturais
title_short Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
title_full Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
title_fullStr Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
title_full_unstemmed Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
title_sort Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
author Camozzato, Viviane Castro
author_facet Camozzato, Viviane Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camozzato, Viviane Castro
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
imagens corporais
pedagogias culturais
Pedagogias culturais
topic discurso
imagens corporais
pedagogias culturais
Pedagogias culturais
description O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361
10.14295/momento.v26i2.7361
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i2.7361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7361/4984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 7-24
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 7-24
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870717456384