Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pierre André Garcia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bromberger, Suzi Mara Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616
Resumo: This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure.
id FURG-2_9f2f82278881fe0062d9cdf1a4cbd064
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/616
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadaniaEducação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores.This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure.Este trabalho trata de um relato de experiência das atividades educativas ambientais realizadas pela equipe do Programa Universidade Solidária da FURG/RS, em fevereiro de 2000, no município de Cajueiro/AL. O objetivo foi formar multiplicadores em Educação Ambiental nas diversas áreas do saber. Utilizou-se a metodologia de ação participativa, através de um diagnóstico comunitário, levantamento de problemas, estabelecimento de prioridades e um plano de ação, elaborado juntamente com a comunidade. A Educação Ambiental foi priorizada pela equipe no transcorrer de todas as atividades, perpassando as áreas de saúde, educação, sustentabilidade, cultura e lazer.Universidade Federal do Rio Grande2008-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616Momento - Diálogos em Educação; Vol. 17 No. 1 (2005); 107-121Momento - Diálogos em Educação; v. 17 n. 1 (2005); 107-1212316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616/162Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Pierre André GarciaBromberger, Suzi Mara Teixeira2023-01-05T15:57:19Zoai:periodicos.furg.br:article/616Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:19Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
title Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
spellingShingle Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
Pires, Pierre André Garcia
Educação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores.
title_short Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
title_full Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
title_fullStr Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
title_full_unstemmed Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
title_sort Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
author Pires, Pierre André Garcia
author_facet Pires, Pierre André Garcia
Bromberger, Suzi Mara Teixeira
author_role author
author2 Bromberger, Suzi Mara Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pierre André Garcia
Bromberger, Suzi Mara Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores.
topic Educação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores.
description This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 17 No. 1 (2005); 107-121
Momento - Diálogos em Educação; v. 17 n. 1 (2005); 107-121
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493248991625216