O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Eliana Bispo Vitoria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Olga Rodrigues, Porto, Klayton Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/11651
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da Matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.
id FURG-2_c92338d8b908960dc3d2dfab3b69c40a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11651
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPOEducação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da Matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1165110.14295/momento.v29i3.11651Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/11651/8731Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNery, Eliana Bispo Vitoriados Santos, Olga RodriguesPorto, Klayton Santana2021-05-05T19:31:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11651Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-05T19:31:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
title O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
spellingShingle O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
Nery, Eliana Bispo Vitoria
Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
title_short O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
title_full O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
title_fullStr O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
title_full_unstemmed O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
title_sort O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO
author Nery, Eliana Bispo Vitoria
author_facet Nery, Eliana Bispo Vitoria
dos Santos, Olga Rodrigues
Porto, Klayton Santana
author_role author
author2 dos Santos, Olga Rodrigues
Porto, Klayton Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery, Eliana Bispo Vitoria
dos Santos, Olga Rodrigues
Porto, Klayton Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
topic Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da Matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/11651
10.14295/momento.v29i3.11651
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/11651
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.11651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/11651/8731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944872031322112