Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Alzira Tude de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3312
Resumo: Resumo: Este trabalho busca analisar o processo de indexação e representação do conhecimento, propondo-se a refletir sobre o ato de indexar como um ato de leitura, como uma ordenação arbitrária do “universo,” partindo do princípio de que qualquer sistema de classificação reflete, de um modo mais ou menos declarado, um sistema de ordenamento do conhecimento e sobre a representação como uma escolha na qual subjaz o poder tirânico da exclusão e o peso da ausência. Aponta para o sentido oculto das palavras, para a questão semântica e polissêmica a qual estão histórica e culturalmente sujeitas, reflete sobre a responsabilidade, o compromisso e o papel do bibliotecário como mediador e da biblioteca como guardiã da memória e repositório do conhecimento. Como responsável que é pela representação, disseminação, transmissão da cultura e dos saberes e, como testemunha das rupturas da tradição, da superação e/ou adesão de novas técnicas e tecnologias, a biblioteca se impõe como um lugar de diálogo com o passado, lugar de criação e inovação. Este estudo debruça-se e analisa ainda sobre os conceitos de leitura e leitor, apontando para as circunstâncias sócio-históricas que determinam a sua constituição e para a influência sobre eles exercida por toda proposta de organização e representação do conhecimento.
id FURG-3_89bdc863a23ea993dc7b4dc6a8987414
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/3312
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das EscolhasLeituraIndexaçãoRepresentação do conhecimento.Resumo: Este trabalho busca analisar o processo de indexação e representação do conhecimento, propondo-se a refletir sobre o ato de indexar como um ato de leitura, como uma ordenação arbitrária do “universo,” partindo do princípio de que qualquer sistema de classificação reflete, de um modo mais ou menos declarado, um sistema de ordenamento do conhecimento e sobre a representação como uma escolha na qual subjaz o poder tirânico da exclusão e o peso da ausência. Aponta para o sentido oculto das palavras, para a questão semântica e polissêmica a qual estão histórica e culturalmente sujeitas, reflete sobre a responsabilidade, o compromisso e o papel do bibliotecário como mediador e da biblioteca como guardiã da memória e repositório do conhecimento. Como responsável que é pela representação, disseminação, transmissão da cultura e dos saberes e, como testemunha das rupturas da tradição, da superação e/ou adesão de novas técnicas e tecnologias, a biblioteca se impõe como um lugar de diálogo com o passado, lugar de criação e inovação. Este estudo debruça-se e analisa ainda sobre os conceitos de leitura e leitor, apontando para as circunstâncias sócio-históricas que determinam a sua constituição e para a influência sobre eles exercida por toda proposta de organização e representação do conhecimento.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3312BIBLOS; Vol. 27 No. 1 (2013); 43-54BIBLOS; v. 27 n. 1 (2013); 43-542236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3312/2391Copyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Alzira Tude de2018-03-12T21:17:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/3312Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:17:03Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
title Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
spellingShingle Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
Sá, Alzira Tude de
Leitura
Indexação
Representação do conhecimento.
title_short Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
title_full Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
title_fullStr Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
title_full_unstemmed Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
title_sort Ler, Indexar, Representar: O Poder que Subjaz à Ordem das Escolhas
author Sá, Alzira Tude de
author_facet Sá, Alzira Tude de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Alzira Tude de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Indexação
Representação do conhecimento.
topic Leitura
Indexação
Representação do conhecimento.
description Resumo: Este trabalho busca analisar o processo de indexação e representação do conhecimento, propondo-se a refletir sobre o ato de indexar como um ato de leitura, como uma ordenação arbitrária do “universo,” partindo do princípio de que qualquer sistema de classificação reflete, de um modo mais ou menos declarado, um sistema de ordenamento do conhecimento e sobre a representação como uma escolha na qual subjaz o poder tirânico da exclusão e o peso da ausência. Aponta para o sentido oculto das palavras, para a questão semântica e polissêmica a qual estão histórica e culturalmente sujeitas, reflete sobre a responsabilidade, o compromisso e o papel do bibliotecário como mediador e da biblioteca como guardiã da memória e repositório do conhecimento. Como responsável que é pela representação, disseminação, transmissão da cultura e dos saberes e, como testemunha das rupturas da tradição, da superação e/ou adesão de novas técnicas e tecnologias, a biblioteca se impõe como um lugar de diálogo com o passado, lugar de criação e inovação. Este estudo debruça-se e analisa ainda sobre os conceitos de leitura e leitor, apontando para as circunstâncias sócio-históricas que determinam a sua constituição e para a influência sobre eles exercida por toda proposta de organização e representação do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3312
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3312/2391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 27 No. 1 (2013); 43-54
BIBLOS; v. 27 n. 1 (2013); 43-54
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945097815949312