Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Vandelma Silva Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Macedo, Christiane Garcia, Silva, Bruno de Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15849
Resumo: A partir da década de 1980, e marcadamente na década de 1990, a produção científica denuncia e analisa as desigualdades de gênero existentes na educação física escolar e nas práticas corporais. Embora já tenhamos um campo científico consolidado, na escola ainda persistem algumas práticas que separam meninos e meninas e os/as tratam de forma desigual. Tentando contribuir para as discussões na infância, o objetivo desse artigo é analisar como as relações de gênero têm interferido nas aulas de Educação Física. Optamos por uma abordagem etnográfica nesse componente curricular em uma escola dos anos iniciais de uma cidade pequena na região metropolitana de Salvador no estado da Bahia. A partir da análise de discurso apontamos permanências e complexidades das relações, já que existem crianças que não reforçam tanto a diferença entre meninos e meninas e entendem a importância de aulas para todos/as/es juntos/as/es.
id FURG-5_67f4081d69d7350d4396dc8812b8b02b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15849
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das criançasA partir da década de 1980, e marcadamente na década de 1990, a produção científica denuncia e analisa as desigualdades de gênero existentes na educação física escolar e nas práticas corporais. Embora já tenhamos um campo científico consolidado, na escola ainda persistem algumas práticas que separam meninos e meninas e os/as tratam de forma desigual. Tentando contribuir para as discussões na infância, o objetivo desse artigo é analisar como as relações de gênero têm interferido nas aulas de Educação Física. Optamos por uma abordagem etnográfica nesse componente curricular em uma escola dos anos iniciais de uma cidade pequena na região metropolitana de Salvador no estado da Bahia. A partir da análise de discurso apontamos permanências e complexidades das relações, já que existem crianças que não reforçam tanto a diferença entre meninos e meninas e entendem a importância de aulas para todos/as/es juntos/as/es.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1584910.14295/de.v11i2.15849Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 458-4822358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15849/10619Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRios, Vandelma Silva Oliveira Macedo, Christiane GarciaSilva, Bruno de Oliveira e2024-05-02T20:04:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15849Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-05-02T20:04:03Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
title Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
spellingShingle Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
Rios, Vandelma Silva Oliveira
title_short Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
title_full Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
title_fullStr Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
title_full_unstemmed Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
title_sort Educação física e gênero: Algumas reflexões a partir do discurso das crianças
author Rios, Vandelma Silva Oliveira
author_facet Rios, Vandelma Silva Oliveira
Macedo, Christiane Garcia
Silva, Bruno de Oliveira e
author_role author
author2 Macedo, Christiane Garcia
Silva, Bruno de Oliveira e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Vandelma Silva Oliveira
Macedo, Christiane Garcia
Silva, Bruno de Oliveira e
description A partir da década de 1980, e marcadamente na década de 1990, a produção científica denuncia e analisa as desigualdades de gênero existentes na educação física escolar e nas práticas corporais. Embora já tenhamos um campo científico consolidado, na escola ainda persistem algumas práticas que separam meninos e meninas e os/as tratam de forma desigual. Tentando contribuir para as discussões na infância, o objetivo desse artigo é analisar como as relações de gênero têm interferido nas aulas de Educação Física. Optamos por uma abordagem etnográfica nesse componente curricular em uma escola dos anos iniciais de uma cidade pequena na região metropolitana de Salvador no estado da Bahia. A partir da análise de discurso apontamos permanências e complexidades das relações, já que existem crianças que não reforçam tanto a diferença entre meninos e meninas e entendem a importância de aulas para todos/as/es juntos/as/es.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15849
10.14295/de.v11i2.15849
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15849
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i2.15849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15849/10619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 458-482
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977499996160