CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648 |
Resumo: | O artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças. |
id |
FURG-5_7d1345d605074d4f93554fc2ad98a413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12648 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADESO artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1264810.14295/de.v9iEspecial.12648Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 205 -2302358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648/8758de Castro, Roney Polatode J. Ferreira Silva, Apolônia Cristina Lopes e Silva, Cibelleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12648Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
title |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
spellingShingle |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES de Castro, Roney Polato |
title_short |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
title_full |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
title_fullStr |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
title_full_unstemmed |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
title_sort |
CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES |
author |
de Castro, Roney Polato |
author_facet |
de Castro, Roney Polato de J. Ferreira Silva, Apolônia Cristina Lopes e Silva, Cibelle |
author_role |
author |
author2 |
de J. Ferreira Silva, Apolônia Cristina Lopes e Silva, Cibelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Castro, Roney Polato de J. Ferreira Silva, Apolônia Cristina Lopes e Silva, Cibelle |
description |
O artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648 10.14295/de.v9iEspecial.12648 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9iEspecial.12648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648/8758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 205 -230 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1754644608246087680 |