AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911 |
Resumo: | O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. |
id |
FURG-5_ac285e73514c416a1d53ac544e84c2db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14911 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIO presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1491110.14295/de.v10i2.14911Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 213 - 2422358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911/10032Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoberta Medeiros, TatianaVictor da Rosa, Marcelo Nogueira de Castro, Jeimis2024-01-26T01:59:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14911Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T01:59:06Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
spellingShingle |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Roberta Medeiros, Tatiana |
title_short |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_full |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_fullStr |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_full_unstemmed |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_sort |
AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
author |
Roberta Medeiros, Tatiana |
author_facet |
Roberta Medeiros, Tatiana Victor da Rosa, Marcelo Nogueira de Castro, Jeimis |
author_role |
author |
author2 |
Victor da Rosa, Marcelo Nogueira de Castro, Jeimis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberta Medeiros, Tatiana Victor da Rosa, Marcelo Nogueira de Castro, Jeimis |
description |
O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911 10.14295/de.v10i2.14911 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v10i2.14911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911/10032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 213 - 242 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044976747118592 |