AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberta Medeiros, Tatiana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Victor da Rosa, Marcelo, Nogueira de Castro, Jeimis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911
Resumo: O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. 
id FURG-5_ac285e73514c416a1d53ac544e84c2db
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14911
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIO presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1491110.14295/de.v10i2.14911Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 213 - 2422358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911/10032Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoberta Medeiros, TatianaVictor da Rosa, Marcelo Nogueira de Castro, Jeimis2024-01-26T01:59:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14911Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T01:59:06Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
spellingShingle AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Roberta Medeiros, Tatiana
title_short AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_fullStr AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full_unstemmed AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_sort AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
author Roberta Medeiros, Tatiana
author_facet Roberta Medeiros, Tatiana
Victor da Rosa, Marcelo
Nogueira de Castro, Jeimis
author_role author
author2 Victor da Rosa, Marcelo
Nogueira de Castro, Jeimis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberta Medeiros, Tatiana
Victor da Rosa, Marcelo
Nogueira de Castro, Jeimis
description O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores/as de Educação Física, todos de escolas públicas da rede municipal de Quatis (RJ). Em vista disso, o estudo foi submetido a uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados empíricos, que foram trabalhados através da análise do conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar de os docentes trabalhem com aulas coparticipativas e os alunos e alunas gostarem de realizá-las, ainda é notória a hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física; esse fator é percebido tanto pelos/as professores/as quanto por alunos e alunas. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911
10.14295/de.v10i2.14911
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i2.14911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911/10032
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 213 - 242
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044976747118592