HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt Fortes, Lucas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401
Resumo: O presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas.
id FURG-5_dd92993d8fff6cd672ec7bf404ac74b0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15401
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGANO presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1540110.14295/de.v11i1.15401Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 547-5782358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401/10312Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt Fortes, Lucas2024-01-25T23:26:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15401Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:16Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
title HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
spellingShingle HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
Bitencourt Fortes, Lucas
title_short HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
title_full HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
title_fullStr HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
title_full_unstemmed HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
title_sort HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
author Bitencourt Fortes, Lucas
author_facet Bitencourt Fortes, Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt Fortes, Lucas
description O presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401
10.14295/de.v11i1.15401
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401/10312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 547-578
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977469587456