Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schröeder, Christine da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908
Resumo: A RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS.
id FURG-8_7fd71b7980d25e7f45626f17861c46f2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4908
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renaforRENAFORPolíticas PúblicasEducação a DistânciaA RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuali-quantitativo; estudo de casoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 65-782236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/3294https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/8022Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Cristiane da SilvaSchröeder, Christine da Silva2015-08-21T14:47:54Zoai:periodicos.furg.br:article/4908Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2015-08-21T14:47:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
title Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
spellingShingle Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
Duarte, Cristiane da Silva
RENAFOR
Políticas Públicas
Educação a Distância
title_short Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
title_full Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
title_fullStr Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
title_full_unstemmed Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
title_sort Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
author Duarte, Cristiane da Silva
author_facet Duarte, Cristiane da Silva
Schröeder, Christine da Silva
author_role author
author2 Schröeder, Christine da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Cristiane da Silva
Schröeder, Christine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv RENAFOR
Políticas Públicas
Educação a Distância
topic RENAFOR
Políticas Públicas
Educação a Distância
description A RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quali-quantitativo; estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/3294
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/8022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 65-78
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041739338350592