Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908 |
Resumo: | A RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS. |
id |
FURG-8_7fd71b7980d25e7f45626f17861c46f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4908 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renaforRENAFORPolíticas PúblicasEducação a DistânciaA RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuali-quantitativo; estudo de casoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 65-782236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/3294https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/8022Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Cristiane da SilvaSchröeder, Christine da Silva2015-08-21T14:47:54Zoai:periodicos.furg.br:article/4908Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2015-08-21T14:47:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
title |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
spellingShingle |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor Duarte, Cristiane da Silva RENAFOR Políticas Públicas Educação a Distância |
title_short |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
title_full |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
title_fullStr |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
title_full_unstemmed |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
title_sort |
Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da renafor |
author |
Duarte, Cristiane da Silva |
author_facet |
Duarte, Cristiane da Silva Schröeder, Christine da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Schröeder, Christine da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cristiane da Silva Schröeder, Christine da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RENAFOR Políticas Públicas Educação a Distância |
topic |
RENAFOR Políticas Públicas Educação a Distância |
description |
A RENAFOR (Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica) objetiva fomentar a capacitação e qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de caso quali-quantitativo e descritivo com bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Exceto para a função de tutor, o recrutamento interno foi utilizado em 100% dos processos, enquanto que, entre os tutores, este percentual foi de 45,4%. Com relação ao processo seletivo, apenas 37,6% dos respondentes informaram ter participado de seleção formal. No caso dos tutores, 60% participaram. Tratando-se dos requisitos previstos legalmente, 25% dos entrevistados consideram que estes são compatíveis com a função desempenhada, enquanto 75% consideram que existem requisitos irrelevantes exigidos e/ou requisitos que deveriam ser obrigatórios, mas não são exigidos. Os resultados, mais do que traduzirem um diagnóstico, apontam possibilidades de análise em outros cursos na UFRGS. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quali-quantitativo; estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/3294 https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4908/8022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 18 n. 2 (2014); 65-78 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041739338350592 |