Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröeder, Christine da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Klering, Luis Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925
Resumo: O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.
id FURG-8_8e459cd340cd87021bec0303348130e9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3925
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileiraEducação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional.O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 1 (2012); 43-522236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925/2346Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchröeder, Christine da SilvaKlering, Luis Roque2013-12-12T10:45:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3925Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2013-12-12T10:45:35Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
spellingShingle Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
Schröeder, Christine da Silva
Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional.
title_short Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_full Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_fullStr Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_full_unstemmed Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
title_sort Educação a distância como estratégia educacional e organizacional: o caso de uma escola de Administração de uma universidade pública brasileira
author Schröeder, Christine da Silva
author_facet Schröeder, Christine da Silva
Klering, Luis Roque
author_role author
author2 Klering, Luis Roque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schröeder, Christine da Silva
Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional.
topic Educação a distância. Estratégia. Plataforma. Mudança organizacional.
description O presente ensaio teórico-empírico tem por objetivo apresentar o caso de uma Escola de Administração que mantém cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em uma grande universidade pública brasileira, relatando sua experiência, mais precisamente entre os anos de 2003 e 2009. As atividades de EAD na instituição fora desenvolvidas por um Núcleo de Aprendizagem Virtual (ou NAVI) que, por sua vez, desenvolveu uma plataforma de aprendizagem para cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, o ensino (ou educação) a distância é analisado enquanto estratégia educacional e, sobretudo, organizacional, sob diferentes perspectivas: a estratégica estrutural, a humana, a tecnológica, a cultural e a política, trazendo à instituição novos desafios e possibilidades, em especial no que concerne à focalização externa e de estruturação interna, aprofundando, assim, a criação e a avaliação de estratégias de uma modalidade emergente de aprendizagem: a educação a distância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3925/2346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 16 n. 1 (2012); 43-52
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740298846208