NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE PERNAMBUCO A CERCA DA NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IFRS 16
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12445 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o nível de conhecimento e aplicação da IFRS 16 pelos profissionais contábeis de Pernambuco. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema classificado como quantitativa, utilizando, como procedimento de coleta de dados, o survey. Através dos dados obtidos, analisaram-se as estatísticas descritivas das respostas, teste de normalidade e testes de correlações, permitindo, assim, a comparação de resultados por tipos de grupos como gênero, tempo de formação e tempo de atuação. De acordo com a pesquisa, percebeu-se que os contadores ainda não possuem conhecimento suficiente sobre a referida IFRS e, por isso. houve divergências no entendimento da norma pelos profissionais. Verificou-se ainda que, apesar da maioria dos participantes terem conhecimentos teóricos pertinentes às normas atuais, faz-se necessária a capacitação para colocar os novos procedimentos estabelecidos pelas normas em prática. O estudo contribuiu para identificar que a formação no ensino superior e o tempo de atuação na área contábil não são suficientes para formar o profissional contábil e que a frequente atualização, através da educação continuada e de cursos de atualização, são fundamentais para que os contadores estejam informados pelas mudanças impostas pelas Normas de Contabilidade. |
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NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE PERNAMBUCO A CERCA DA NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IFRS 16Este estudo teve como objetivo analisar o nível de conhecimento e aplicação da IFRS 16 pelos profissionais contábeis de Pernambuco. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema classificado como quantitativa, utilizando, como procedimento de coleta de dados, o survey. Através dos dados obtidos, analisaram-se as estatísticas descritivas das respostas, teste de normalidade e testes de correlações, permitindo, assim, a comparação de resultados por tipos de grupos como gênero, tempo de formação e tempo de atuação. De acordo com a pesquisa, percebeu-se que os contadores ainda não possuem conhecimento suficiente sobre a referida IFRS e, por isso. houve divergências no entendimento da norma pelos profissionais. Verificou-se ainda que, apesar da maioria dos participantes terem conhecimentos teóricos pertinentes às normas atuais, faz-se necessária a capacitação para colocar os novos procedimentos estabelecidos pelas normas em prática. O estudo contribuiu para identificar que a formação no ensino superior e o tempo de atuação na área contábil não são suficientes para formar o profissional contábil e que a frequente atualização, através da educação continuada e de cursos de atualização, são fundamentais para que os contadores estejam informados pelas mudanças impostas pelas Normas de Contabilidade.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1244510.17648/2236-7608-v25n2-12445SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 2 (2021): Publicada em 24/05/2021; 89-1032236-76080102-736010.17648/2236-7608-v25n2reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12445/8740Copyright (c) 2021 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Filho, Raimundo NonatoSilva, Maylane Alves da 2021-05-25T22:19:05Zoai:periodicos.furg.br:article/12445Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2021-05-25T22:19:05Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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