A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5072 |
Resumo: | O artigo caracteriza as práticas ecopedagógicas relacionadas ao processo de inclusão escolar de crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em três escolas de Vitória da Conquista na Bahia. Sendo uma particular, outra municipal e uma não governamental. A pesquisa é qualitativa, baseia-se Ecopedagogia e nas observações realizadas entre fevereiro de 2012 a junho de 2015 das práticas ecopedagógicas voltadas às crianças com deficiência de 5 a 8 anos. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação e registrados no diário de campo. A análise fundamentou-se teórico-metodologicamente em Gutiérrez e Prado (2008) e Gadotti (2000, 2008, 2010). Os resultados mostraram que as instituições são inclusivas, realizam práticas ecopedagógicas através de projetos ambientais e que mesmo não comprometendo a inclusão das crianças, constataram-se obstáculos a serem sanados. |
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