O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7140 |
Resumo: | O artigo trata de reflexões apresentadas na mesa redonda do XVI EPEA sobre as políticas públicas, particularmente da Educação Ambiental (EA). Aponta a importância da resistência dos educadores e educadoras, dos movimentos sociais, em articular suas ações por meio de políticas públicas que viabilizem a possibilidade de reverter a insustentabilidade e a racionalidade instrumental que vivenciamos. Destaca como condição de possibilidade de transformação o movimento dos educadores e educadoras em torno da Consulta Pública do Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, uma oportunidade de estabelecerem processos dialógicos para o enraizamento da EA em seu território. The article approaches reflections presented at the round table of the XVIth EPEA related to public policies, particularly the ones related to Environmental Education (EE). It points out the importance of the resistance of teachers, social movements when articulating their actions through public policies that make possible the reversal of unsustainability and instrumental rationality in which we presently live. It highlights as a condition of possibility of transformation the movement of teachers related to the Public Query of the National Program of Environmental Education – (ProNEA) – an opportunity to establish processes of dialogue for the rooting of EE within the territory. |
id |
FURG-9_465eeb55c693335f97a2332241dc342a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7140 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontroPolítica públicaEducação AmbientalProNEAO artigo trata de reflexões apresentadas na mesa redonda do XVI EPEA sobre as políticas públicas, particularmente da Educação Ambiental (EA). Aponta a importância da resistência dos educadores e educadoras, dos movimentos sociais, em articular suas ações por meio de políticas públicas que viabilizem a possibilidade de reverter a insustentabilidade e a racionalidade instrumental que vivenciamos. Destaca como condição de possibilidade de transformação o movimento dos educadores e educadoras em torno da Consulta Pública do Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, uma oportunidade de estabelecerem processos dialógicos para o enraizamento da EA em seu território. The article approaches reflections presented at the round table of the XVIth EPEA related to public policies, particularly the ones related to Environmental Education (EE). It points out the importance of the resistance of teachers, social movements when articulating their actions through public policies that make possible the reversal of unsustainability and instrumental rationality in which we presently live. It highlights as a condition of possibility of transformation the movement of teachers related to the Public Query of the National Program of Environmental Education – (ProNEA) – an opportunity to establish processes of dialogue for the rooting of EE within the territory.Lepidus2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/714010.14295/remea.v0i0.7140REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 25-391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7140/4769Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Antonio Fernando SilveiraOrsi, Raquel Fabiane Mafra2018-03-21T00:28:01Zoai:periodicos.furg.br:article/7140Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-21T00:28:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
title |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
spellingShingle |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro Guerra, Antonio Fernando Silveira Política pública Educação Ambiental ProNEA |
title_short |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
title_full |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
title_fullStr |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
title_full_unstemmed |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
title_sort |
O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro |
author |
Guerra, Antonio Fernando Silveira |
author_facet |
Guerra, Antonio Fernando Silveira Orsi, Raquel Fabiane Mafra |
author_role |
author |
author2 |
Orsi, Raquel Fabiane Mafra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Antonio Fernando Silveira Orsi, Raquel Fabiane Mafra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política pública Educação Ambiental ProNEA |
topic |
Política pública Educação Ambiental ProNEA |
description |
O artigo trata de reflexões apresentadas na mesa redonda do XVI EPEA sobre as políticas públicas, particularmente da Educação Ambiental (EA). Aponta a importância da resistência dos educadores e educadoras, dos movimentos sociais, em articular suas ações por meio de políticas públicas que viabilizem a possibilidade de reverter a insustentabilidade e a racionalidade instrumental que vivenciamos. Destaca como condição de possibilidade de transformação o movimento dos educadores e educadoras em torno da Consulta Pública do Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, uma oportunidade de estabelecerem processos dialógicos para o enraizamento da EA em seu território. The article approaches reflections presented at the round table of the XVIth EPEA related to public policies, particularly the ones related to Environmental Education (EE). It points out the importance of the resistance of teachers, social movements when articulating their actions through public policies that make possible the reversal of unsustainability and instrumental rationality in which we presently live. It highlights as a condition of possibility of transformation the movement of teachers related to the Public Query of the National Program of Environmental Education – (ProNEA) – an opportunity to establish processes of dialogue for the rooting of EE within the territory. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7140 10.14295/remea.v0i0.7140 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7140 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.7140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7140/4769 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA); 25-39 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785961185280 |