PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Ires de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto, Carmem Lúcia Lascano, Calixto, Patrícia Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento.
id FURG-9_5a31dcf197636d2ec28dab414ac41899
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3165
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAISGeografiaEducação AmbientalFotografia.As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento.Lepidus2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/316510.14295/remea.v28i0.3165REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165/2931Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Ires de OliveiraPinto, Carmem Lúcia LascanoCalixto, Patrícia Mendes2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3165Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
title PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
spellingShingle PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
Furtado, Ires de Oliveira
Geografia
Educação Ambiental
Fotografia.
title_short PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
title_full PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
title_fullStr PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
title_full_unstemmed PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
title_sort PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
author Furtado, Ires de Oliveira
author_facet Furtado, Ires de Oliveira
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Calixto, Patrícia Mendes
author_role author
author2 Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Calixto, Patrícia Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Ires de Oliveira
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Calixto, Patrícia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação Ambiental
Fotografia.
topic Geografia
Educação Ambiental
Fotografia.
description As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165
10.14295/remea.v28i0.3165
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165/2931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782490398720