PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento. |
id |
FURG-9_5a31dcf197636d2ec28dab414ac41899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3165 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAISGeografiaEducação AmbientalFotografia.As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento.Lepidus2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/316510.14295/remea.v28i0.3165REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165/2931Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Ires de OliveiraPinto, Carmem Lúcia LascanoCalixto, Patrícia Mendes2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3165Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
title |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
spellingShingle |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS Furtado, Ires de Oliveira Geografia Educação Ambiental Fotografia. |
title_short |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
title_full |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
title_fullStr |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
title_full_unstemmed |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
title_sort |
PELAS LENTES DAS CÂMERAS DOS ALUNOS: A FOTOGRAFIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS |
author |
Furtado, Ires de Oliveira |
author_facet |
Furtado, Ires de Oliveira Pinto, Carmem Lúcia Lascano Calixto, Patrícia Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Carmem Lúcia Lascano Calixto, Patrícia Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Ires de Oliveira Pinto, Carmem Lúcia Lascano Calixto, Patrícia Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Educação Ambiental Fotografia. |
topic |
Geografia Educação Ambiental Fotografia. |
description |
As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. O celular e as câmeras digitais são equipamentos de uso comum entre muitos adolescentes, como foi possível identificar no grupo de jovens participantes desse estudo. Esse fato permitiu a proposição de uma atividade para o desenvolvimento dos conceitos da Geografia Urbana e da Educação Ambiental a partir de fotografias da cidade em que residem pretendendo-se que através da análise crítica possam transpor o conhecimento produzido para as escalas regional, nacional e/ou global. A imagem fotográfica, realiza uma desaceleração do olhar, permitindo que os elementos que parecem não carregar sentido no processo de formação da cidade, sejam mais bem compreendidos pelos alunos, permitindo também que se sintam parte integrante da dinâmica de produção do espaço. A pesquisa qualitativa, com opção pela pesquisa-ação, guiou o estudo. Ao longo do percurso formativo identificou-se o envolvimento dos estudantes com o processo e a ressignificação de alguns conceitos em relação à Geografia e a Educação Ambiental, assim como que essa atividade despertou para a autoria e para a compreensão de que são produtores de saberes e de conhecimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165 10.14295/remea.v28i0.3165 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v28i0.3165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3165/2931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782490398720 |