Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394 |
Resumo: | This article aims to understand the conceptions and knowledge of PRODEMA masters and doctoral students enrolled in the discipline Society, Nature and Development (SND), regarding the process of construction of the ecological subject as transforming agent in society. The representative sample of graduate students consisted of twenty students and the tool used for the survey was an online questionnaire through Google Forms. This research is characterized as qualitative, and for its realization, it was used the application of the Likert Scale. The results obtained revealed the importance of including environmental education in everyday life, the need to know the similarities and contrasts in the opinions of students regarding the theme explored, and, based on bibliographical references, discuss such questions that prove the position of the participants. |
id |
FURG-9_7475c87ca5cfc07d76cfd09dd4371865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14394 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológicoSocial and environmental actionsEnvironmental EducationEnvironmentAcciones Sociales y AmbientalesEducación AmbientalMedio ambienteAções SocioambientaisEducação AmbientalMeio AmbienteThis article aims to understand the conceptions and knowledge of PRODEMA masters and doctoral students enrolled in the discipline Society, Nature and Development (SND), regarding the process of construction of the ecological subject as transforming agent in society. The representative sample of graduate students consisted of twenty students and the tool used for the survey was an online questionnaire through Google Forms. This research is characterized as qualitative, and for its realization, it was used the application of the Likert Scale. The results obtained revealed the importance of including environmental education in everyday life, the need to know the similarities and contrasts in the opinions of students regarding the theme explored, and, based on bibliographical references, discuss such questions that prove the position of the participants.Este artículo tiene como objetivo comprender las concepciones y conocimientos de los estudiantes de maestría y doctorado del PRODEMA matriculados en la disciplina Sociedad, Naturaleza y Desarrollo (SND), sobre el proceso de construcción del sujeto ecológico como agente transformador de la sociedad. La muestra representativa de estudiantes de posgrado fue compuesta por veinte estudiantes y la herramienta utilizada para la encuesta fue un cuestionario online a través de Google Forms. Esta investigación se caracteriza por ser cualitativa, y para su realización, se utilizó la aplicación de la Escala Likert. Los resultados obtenidos revelaron la importancia de incluir la educación ambiental en la vida cotidiana, la necesidad de conocer las similitudes y contrastes en las opiniones de los estudiantes sobre el tema explorado y, a partir de las referencias bibliográficas, discutir cuestiones que comprueben la posición de los participantes.O presente artigo tem como objetivo compreender as concepções e conhecimentos dos estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente matriculados na disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND), referentes ao processo de construção do sujeito ecológico. A referida pesquisa é considerada como qualitativa e exploratória. A amostra representativa dos pós-graduandos foi composta por vinte discentes e a ferramenta utilizada para o levantamento realizado foi um questionário anônimo online através do Google Forms, categorizado mediante uma Escala Likert. Os resultados obtidos mostram que mesmo sendo indivíduos com alto nível de formação teórica em ciências ambientais, os pós-graduandos mantêm uma valoração instrumental do meio ambiente. É relevante destacar a necessidade e importância da inclusão da educação ambiental na vida cotidiana das pessoas e em todos os níveis de ensino como forma de aumentar a significância ética da natureza dos indivíduos. Há a necessidade de conhecer as semelhanças e contrastes nas opiniões de discentes das ciências ambientais com relação à temática explorada, pois é deles que se esperam maiores atitudes em prol do meio ambiente em busca de um maior número de sujeitos ecológicos.Lepidus2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1439410.14295/remea.v40i2.14394REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 78-1031517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394/10269http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Carvalho, Lara Souza dos Santos Moreau, Ana MariaMartinez Montaño, Romari Alejandra2023-08-18T14:41:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14394Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-08-18T14:41:16Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
title |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
spellingShingle |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico de Oliveira Carvalho, Lara Social and environmental actions Environmental Education Environment Acciones Sociales y Ambientales Educación Ambiental Medio ambiente Ações Socioambientais Educação Ambiental Meio Ambiente |
title_short |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
title_full |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
title_fullStr |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
title_full_unstemmed |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
title_sort |
Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico |
author |
de Oliveira Carvalho, Lara |
author_facet |
de Oliveira Carvalho, Lara Souza dos Santos Moreau, Ana Maria Martinez Montaño, Romari Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Souza dos Santos Moreau, Ana Maria Martinez Montaño, Romari Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Carvalho, Lara Souza dos Santos Moreau, Ana Maria Martinez Montaño, Romari Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social and environmental actions Environmental Education Environment Acciones Sociales y Ambientales Educación Ambiental Medio ambiente Ações Socioambientais Educação Ambiental Meio Ambiente |
topic |
Social and environmental actions Environmental Education Environment Acciones Sociales y Ambientales Educación Ambiental Medio ambiente Ações Socioambientais Educação Ambiental Meio Ambiente |
description |
This article aims to understand the conceptions and knowledge of PRODEMA masters and doctoral students enrolled in the discipline Society, Nature and Development (SND), regarding the process of construction of the ecological subject as transforming agent in society. The representative sample of graduate students consisted of twenty students and the tool used for the survey was an online questionnaire through Google Forms. This research is characterized as qualitative, and for its realization, it was used the application of the Likert Scale. The results obtained revealed the importance of including environmental education in everyday life, the need to know the similarities and contrasts in the opinions of students regarding the theme explored, and, based on bibliographical references, discuss such questions that prove the position of the participants. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394 10.14295/remea.v40i2.14394 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v40i2.14394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14394/10269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 78-103 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781301313536 |