EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bessa, Nelita Gonçalves Faria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA.
id FURG-9_89ce2315c65b0ca7d91125cae4b28afb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3077
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOSMetodologiaFundamentosIndicadoresEducação ambiental crítica.Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/307710.14295/remea.v21i0.3077REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077/1739Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline GonçalvesBessa, Nelita Gonçalves Faria de2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3077Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
Pereira, Aline Gonçalves
Metodologia
Fundamentos
Indicadores
Educação ambiental crítica.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
author Pereira, Aline Gonçalves
author_facet Pereira, Aline Gonçalves
Bessa, Nelita Gonçalves Faria de
author_role author
author2 Bessa, Nelita Gonçalves Faria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Gonçalves
Bessa, Nelita Gonçalves Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Fundamentos
Indicadores
Educação ambiental crítica.
topic Metodologia
Fundamentos
Indicadores
Educação ambiental crítica.
description Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077
10.14295/remea.v21i0.3077
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077
identifier_str_mv 10.14295/remea.v21i0.3077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3077/1739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782423289856