LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Romerito Valeriano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3052
Resumo: A tomada de consciência da necessidade de uma Educação Ambiental não foi suficiente para seu pleno desenvolvimento. A rapidez com que foi implementada, no afã de atender à demanda criada pelos grandes problemas ambientais, não permitiu um amadurecimento dos currículos ou sequer uma definição clara de seus objetivos e estratégias. Neste sentido, surgiu inacabada e isto pode ser encarado como uma das causas para muitos problemas que são encontrados hoje neste ato educativo. Para perceber se tais problemas estão presentes nos textos sobre vegetação brasileira dos livros didáticos de Geografia, buscou-se analisar a abordagem ambiental contida nestes textos, com a finalidade de verificar se eles trazem os vícios conceituais que marcaram a evolução do pensamento ambiental e sua inserção como um dos objetos de estudo da Geografia. Com o objetivo de garantir um procedimento de investigação o mais coerente possível foi desenvolvido um roteiro de análise dos textos sobre vegetação brasileira selecionados, tendo como referência os elementos considerados fundamentais pela literatura científica relacionada com a temática ambiental. A pesquisa permitiu elaborar um perfil da abordagem ambiental nos textos analisados, o que indicou que apesar de alguns pontos positivos observados, ainda persistem lacunas e inconsistências em relação aos conceitos ambientais e às metodologias usadas para trabalhar este assunto, o que pode comprometer a construção do saber ambiental pelos estudantes.
id FURG-9_8f5ac542b353c302b62faa1fabdf0a7a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3052
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRAMeio AmbienteEducaçãoLivro didáticoGeografiaVegetação.A tomada de consciência da necessidade de uma Educação Ambiental não foi suficiente para seu pleno desenvolvimento. A rapidez com que foi implementada, no afã de atender à demanda criada pelos grandes problemas ambientais, não permitiu um amadurecimento dos currículos ou sequer uma definição clara de seus objetivos e estratégias. Neste sentido, surgiu inacabada e isto pode ser encarado como uma das causas para muitos problemas que são encontrados hoje neste ato educativo. Para perceber se tais problemas estão presentes nos textos sobre vegetação brasileira dos livros didáticos de Geografia, buscou-se analisar a abordagem ambiental contida nestes textos, com a finalidade de verificar se eles trazem os vícios conceituais que marcaram a evolução do pensamento ambiental e sua inserção como um dos objetos de estudo da Geografia. Com o objetivo de garantir um procedimento de investigação o mais coerente possível foi desenvolvido um roteiro de análise dos textos sobre vegetação brasileira selecionados, tendo como referência os elementos considerados fundamentais pela literatura científica relacionada com a temática ambiental. A pesquisa permitiu elaborar um perfil da abordagem ambiental nos textos analisados, o que indicou que apesar de alguns pontos positivos observados, ainda persistem lacunas e inconsistências em relação aos conceitos ambientais e às metodologias usadas para trabalhar este assunto, o que pode comprometer a construção do saber ambiental pelos estudantes.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/305210.14295/remea.v21i0.3052REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3052/1737Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Romerito Valeriano2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3052Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
title LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
Silva, Romerito Valeriano
Meio Ambiente
Educação
Livro didático
Geografia
Vegetação.
title_short LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
title_full LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
title_sort LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA
author Silva, Romerito Valeriano
author_facet Silva, Romerito Valeriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Romerito Valeriano
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Educação
Livro didático
Geografia
Vegetação.
topic Meio Ambiente
Educação
Livro didático
Geografia
Vegetação.
description A tomada de consciência da necessidade de uma Educação Ambiental não foi suficiente para seu pleno desenvolvimento. A rapidez com que foi implementada, no afã de atender à demanda criada pelos grandes problemas ambientais, não permitiu um amadurecimento dos currículos ou sequer uma definição clara de seus objetivos e estratégias. Neste sentido, surgiu inacabada e isto pode ser encarado como uma das causas para muitos problemas que são encontrados hoje neste ato educativo. Para perceber se tais problemas estão presentes nos textos sobre vegetação brasileira dos livros didáticos de Geografia, buscou-se analisar a abordagem ambiental contida nestes textos, com a finalidade de verificar se eles trazem os vícios conceituais que marcaram a evolução do pensamento ambiental e sua inserção como um dos objetos de estudo da Geografia. Com o objetivo de garantir um procedimento de investigação o mais coerente possível foi desenvolvido um roteiro de análise dos textos sobre vegetação brasileira selecionados, tendo como referência os elementos considerados fundamentais pela literatura científica relacionada com a temática ambiental. A pesquisa permitiu elaborar um perfil da abordagem ambiental nos textos analisados, o que indicou que apesar de alguns pontos positivos observados, ainda persistem lacunas e inconsistências em relação aos conceitos ambientais e às metodologias usadas para trabalhar este assunto, o que pode comprometer a construção do saber ambiental pelos estudantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3052
10.14295/remea.v21i0.3052
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3052
identifier_str_mv 10.14295/remea.v21i0.3052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3052/1737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782407561216