A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764 |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada. |
id |
FURG-9_8fcfe6de2f7790a7e77e2a1ec8490f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5764 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RSEducação ambientalConcepçõesPráticas docentesO presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/576410.14295/remea.v33i3.5764REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 92-1091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764/4160Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Willian da SilvaBrancher, Vantoir Roberto2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5764Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
title |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
spellingShingle |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS Medeiros, Willian da Silva Educação ambiental Concepções Práticas docentes |
title_short |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
title_full |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
title_fullStr |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
title_full_unstemmed |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
title_sort |
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS |
author |
Medeiros, Willian da Silva |
author_facet |
Medeiros, Willian da Silva Brancher, Vantoir Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Brancher, Vantoir Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Willian da Silva Brancher, Vantoir Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Concepções Práticas docentes |
topic |
Educação ambiental Concepções Práticas docentes |
description |
O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764 10.14295/remea.v33i3.5764 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764/4160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 92-109 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785448431616 |