A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Willian da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brancher, Vantoir Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764
Resumo: O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.
id FURG-9_8fcfe6de2f7790a7e77e2a1ec8490f3f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5764
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RSEducação ambientalConcepçõesPráticas docentesO presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/576410.14295/remea.v33i3.5764REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 92-1091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764/4160Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Willian da SilvaBrancher, Vantoir Roberto2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5764Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
title A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
spellingShingle A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
Medeiros, Willian da Silva
Educação ambiental
Concepções
Práticas docentes
title_short A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
title_full A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
title_fullStr A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
title_full_unstemmed A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
title_sort A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RSThe environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
author Medeiros, Willian da Silva
author_facet Medeiros, Willian da Silva
Brancher, Vantoir Roberto
author_role author
author2 Brancher, Vantoir Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Willian da Silva
Brancher, Vantoir Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Concepções
Práticas docentes
topic Educação ambiental
Concepções
Práticas docentes
description O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764
10.14295/remea.v33i3.5764
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5764/4160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 92-109
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785448431616