Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaigar, Vânia Alves Martins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Luiz Paulo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6898
Resumo: O texto reflete projeto formativo, desenvolvido junto a Licenciaturas e escolas públicas do Rio Grande, RS, e municípios vizinhos. É um processo em constante reelaboração a formatar-se segundo saberes, culturas, experiências e estéticas dos grupos que o constroem. Teve início em 2013 com a finalidade de evidenciar a produção do conhecimento de licenciandos, promover integrações entre distintas áreas e potencializar ensino e aprendizagens. Mais três edições ocorreram e a participação de discentes de Licenciaturas tem gerado protagonismos, evidenciados no aumento de trabalhos inscritos a cada edição, na invenção de espaços marcados por racionalidades plurais, por performances atravessadas pela imaginação criativa, pela valorização de linguagens poéticas. O projeto vem se constituindo como um movimento discente e docente pela valorização da profissão professor no interior da instituição que o abriga.
id FURG-9_b5c52c3fb098b3a6237cd8a50e946873
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6898
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sulestéticas formativasprotagonismos discentesinterfaces pedagógicasO texto reflete projeto formativo, desenvolvido junto a Licenciaturas e escolas públicas do Rio Grande, RS, e municípios vizinhos. É um processo em constante reelaboração a formatar-se segundo saberes, culturas, experiências e estéticas dos grupos que o constroem. Teve início em 2013 com a finalidade de evidenciar a produção do conhecimento de licenciandos, promover integrações entre distintas áreas e potencializar ensino e aprendizagens. Mais três edições ocorreram e a participação de discentes de Licenciaturas tem gerado protagonismos, evidenciados no aumento de trabalhos inscritos a cada edição, na invenção de espaços marcados por racionalidades plurais, por performances atravessadas pela imaginação criativa, pela valorização de linguagens poéticas. O projeto vem se constituindo como um movimento discente e docente pela valorização da profissão professor no interior da instituição que o abriga.Lepidus2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/689810.14295/remea.v0i0.6898REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 142-1611517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6898/4522Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaigar, Vânia Alves MartinsSoares, Luiz Paulo da Silva2018-03-20T23:59:37Zoai:periodicos.furg.br:article/6898Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T23:59:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
title Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
spellingShingle Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
Chaigar, Vânia Alves Martins
estéticas formativas
protagonismos discentes
interfaces pedagógicas
title_short Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
title_full Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
title_fullStr Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
title_full_unstemmed Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
title_sort Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul
author Chaigar, Vânia Alves Martins
author_facet Chaigar, Vânia Alves Martins
Soares, Luiz Paulo da Silva
author_role author
author2 Soares, Luiz Paulo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaigar, Vânia Alves Martins
Soares, Luiz Paulo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv estéticas formativas
protagonismos discentes
interfaces pedagógicas
topic estéticas formativas
protagonismos discentes
interfaces pedagógicas
description O texto reflete projeto formativo, desenvolvido junto a Licenciaturas e escolas públicas do Rio Grande, RS, e municípios vizinhos. É um processo em constante reelaboração a formatar-se segundo saberes, culturas, experiências e estéticas dos grupos que o constroem. Teve início em 2013 com a finalidade de evidenciar a produção do conhecimento de licenciandos, promover integrações entre distintas áreas e potencializar ensino e aprendizagens. Mais três edições ocorreram e a participação de discentes de Licenciaturas tem gerado protagonismos, evidenciados no aumento de trabalhos inscritos a cada edição, na invenção de espaços marcados por racionalidades plurais, por performances atravessadas pela imaginação criativa, pela valorização de linguagens poéticas. O projeto vem se constituindo como um movimento discente e docente pela valorização da profissão professor no interior da instituição que o abriga.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6898
10.14295/remea.v0i0.6898
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6898
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.6898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6898/4522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões; 142-161
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785539657728