O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingrasiotano, Patricia María
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luna, José Marcelo Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052
Resumo: Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA.
id FURG-9_c5834c29d6baf85b4255f232257fa8f7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6052
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporaryEducação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis.Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/605210.14295/remea.v33i3.6052REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 320-3391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052/4173Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIngrasiotano, Patricia MaríaLuna, José Marcelo Freitas de2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/6052Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
title O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
spellingShingle O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
Ingrasiotano, Patricia María
Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis.
title_short O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
title_full O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
title_fullStr O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
title_full_unstemmed O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
title_sort O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
author Ingrasiotano, Patricia María
author_facet Ingrasiotano, Patricia María
Luna, José Marcelo Freitas de
author_role author
author2 Luna, José Marcelo Freitas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingrasiotano, Patricia María
Luna, José Marcelo Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis.
topic Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis.
description Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052
10.14295/remea.v33i3.6052
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.6052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052/4173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 320-339
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785480937472