PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dendena, Fabiana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3858
Resumo: O presente artigo visa refletir sobre duas propagandas que trazem uma proposta de Educação Ambiental Informal, as quais podem ser “introduzidas” no currículo escolar, como uma ferramenta pedagógica, nos processos de ensinar-aprender vivenciados na escola, assim como utilizadas para a formação de professores. A primeira, veiculada em uma revista semanal de circulação nacional, que denominaremos de Revista Atualidades, propaganda de uma empresa fabricante de lápis e outra, imagem/foto publicada em um relatório anual de demonstração contábil do ano de 2003/2004, de uma empresa termoelétrica. Pretendo então, expor elementos que permitam refletir sobre a “força” e/ou repercussão que os meios de comunicação em massa, nesse caso revistas, exercem sobre a sociedade. Caracterizando as propostas citadas acima, almejo explicar o sentido que as respectivas imagens “despertaram” em mim, questionando aspectos como, a crise civilizatória: estes projetos/propostas priorizam a transformação ou adequação da realidade? Tendo como prioritário que não somos exteriores ao meio ambiente, a natureza, e sim somos pertencentes a este, temos que ser responsáveis por todos os aspectos que circundam a Educação Ambiental. O principal objetivo deste artigo é proporcionar o debate e acima de tudo a reflexão dessas propagandas. Utilizando-me de uma metodologia de análise crítica sobre imagens e textos, nos permitindo a construção e reconstrução das informações e ideologias nelas contidas, tendo consciência das influências que estas provocam em nós.
id FURG-9_cf13c5fbc4a1564e0fc8784208f69273
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3858
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICAEducação Ambiental InformalCurrículoFormação de Professores e Ensino-AprendizagemO presente artigo visa refletir sobre duas propagandas que trazem uma proposta de Educação Ambiental Informal, as quais podem ser “introduzidas” no currículo escolar, como uma ferramenta pedagógica, nos processos de ensinar-aprender vivenciados na escola, assim como utilizadas para a formação de professores. A primeira, veiculada em uma revista semanal de circulação nacional, que denominaremos de Revista Atualidades, propaganda de uma empresa fabricante de lápis e outra, imagem/foto publicada em um relatório anual de demonstração contábil do ano de 2003/2004, de uma empresa termoelétrica. Pretendo então, expor elementos que permitam refletir sobre a “força” e/ou repercussão que os meios de comunicação em massa, nesse caso revistas, exercem sobre a sociedade. Caracterizando as propostas citadas acima, almejo explicar o sentido que as respectivas imagens “despertaram” em mim, questionando aspectos como, a crise civilizatória: estes projetos/propostas priorizam a transformação ou adequação da realidade? Tendo como prioritário que não somos exteriores ao meio ambiente, a natureza, e sim somos pertencentes a este, temos que ser responsáveis por todos os aspectos que circundam a Educação Ambiental. O principal objetivo deste artigo é proporcionar o debate e acima de tudo a reflexão dessas propagandas. Utilizando-me de uma metodologia de análise crítica sobre imagens e textos, nos permitindo a construção e reconstrução das informações e ideologias nelas contidas, tendo consciência das influências que estas provocam em nós.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/385810.14295/remea.v20i0.3858REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3858/2302Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDendena, Fabiana2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3858Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
title PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
spellingShingle PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
Dendena, Fabiana
Educação Ambiental Informal
Currículo
Formação de Professores e Ensino-Aprendizagem
title_short PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
title_full PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
title_fullStr PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
title_full_unstemmed PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
title_sort PROPAGANDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
author Dendena, Fabiana
author_facet Dendena, Fabiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dendena, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Informal
Currículo
Formação de Professores e Ensino-Aprendizagem
topic Educação Ambiental Informal
Currículo
Formação de Professores e Ensino-Aprendizagem
description O presente artigo visa refletir sobre duas propagandas que trazem uma proposta de Educação Ambiental Informal, as quais podem ser “introduzidas” no currículo escolar, como uma ferramenta pedagógica, nos processos de ensinar-aprender vivenciados na escola, assim como utilizadas para a formação de professores. A primeira, veiculada em uma revista semanal de circulação nacional, que denominaremos de Revista Atualidades, propaganda de uma empresa fabricante de lápis e outra, imagem/foto publicada em um relatório anual de demonstração contábil do ano de 2003/2004, de uma empresa termoelétrica. Pretendo então, expor elementos que permitam refletir sobre a “força” e/ou repercussão que os meios de comunicação em massa, nesse caso revistas, exercem sobre a sociedade. Caracterizando as propostas citadas acima, almejo explicar o sentido que as respectivas imagens “despertaram” em mim, questionando aspectos como, a crise civilizatória: estes projetos/propostas priorizam a transformação ou adequação da realidade? Tendo como prioritário que não somos exteriores ao meio ambiente, a natureza, e sim somos pertencentes a este, temos que ser responsáveis por todos os aspectos que circundam a Educação Ambiental. O principal objetivo deste artigo é proporcionar o debate e acima de tudo a reflexão dessas propagandas. Utilizando-me de uma metodologia de análise crítica sobre imagens e textos, nos permitindo a construção e reconstrução das informações e ideologias nelas contidas, tendo consciência das influências que estas provocam em nós.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3858
10.14295/remea.v20i0.3858
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3858
identifier_str_mv 10.14295/remea.v20i0.3858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3858/2302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783915413504