Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
DOI: | 10.14295/remea.v32i1.4708 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4708 |
Resumo: | A percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente, resultante de conhecimentos e experiências. Ao educador ambiental cabe continuamente resgatar e restabelecer a conexão com o ambiente natural e abordar, por meio da sensibilização, as complexas questões socioambientais. Assim, um grupo de acadêmicos Stricto Sensu em Educação, voltado à Educação Ambiental, realizou uma saída de campo à cidade de Anitápolis – Santa Catarina, objetivando uma imersão no meio natural, para estimular os sentidos para que as sensações permitissem uma reflexão sobre a sua integração ao ambiente. Desenvolveram-se atividades de entrevista, interlocução no ambiente natural e trilha sensitiva, que propiciaram a sensibilização e percepção dos integrantes, permitindo reflexões e o desenvolvimento da afetividade no grupo. |
id |
FURG-9_cf8ad3fa42ed4996b6ae1e3a59870900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4708 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
spelling |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidosPercepção ambientaleducação ambientalambiente naturalA percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente, resultante de conhecimentos e experiências. Ao educador ambiental cabe continuamente resgatar e restabelecer a conexão com o ambiente natural e abordar, por meio da sensibilização, as complexas questões socioambientais. Assim, um grupo de acadêmicos Stricto Sensu em Educação, voltado à Educação Ambiental, realizou uma saída de campo à cidade de Anitápolis – Santa Catarina, objetivando uma imersão no meio natural, para estimular os sentidos para que as sensações permitissem uma reflexão sobre a sua integração ao ambiente. Desenvolveram-se atividades de entrevista, interlocução no ambiente natural e trilha sensitiva, que propiciaram a sensibilização e percepção dos integrantes, permitindo reflexões e o desenvolvimento da afetividade no grupo.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/470810.14295/remea.v32i1.4708REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 20-381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4708/3258Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra Orsi, Raquel FabianeAlexandre Weiler, Jaqueline MariaLemke Carletto, DeniseVoloszin, Michele2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/4708Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
title |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
spellingShingle |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos Mafra Orsi, Raquel Fabiane Percepção ambiental educação ambiental ambiente natural Mafra Orsi, Raquel Fabiane Percepção ambiental educação ambiental ambiente natural |
title_short |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
title_full |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
title_fullStr |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
title_sort |
Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos |
author |
Mafra Orsi, Raquel Fabiane |
author_facet |
Mafra Orsi, Raquel Fabiane Mafra Orsi, Raquel Fabiane Alexandre Weiler, Jaqueline Maria Lemke Carletto, Denise Voloszin, Michele Alexandre Weiler, Jaqueline Maria Lemke Carletto, Denise Voloszin, Michele |
author_role |
author |
author2 |
Alexandre Weiler, Jaqueline Maria Lemke Carletto, Denise Voloszin, Michele |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra Orsi, Raquel Fabiane Alexandre Weiler, Jaqueline Maria Lemke Carletto, Denise Voloszin, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental educação ambiental ambiente natural |
topic |
Percepção ambiental educação ambiental ambiente natural |
description |
A percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente, resultante de conhecimentos e experiências. Ao educador ambiental cabe continuamente resgatar e restabelecer a conexão com o ambiente natural e abordar, por meio da sensibilização, as complexas questões socioambientais. Assim, um grupo de acadêmicos Stricto Sensu em Educação, voltado à Educação Ambiental, realizou uma saída de campo à cidade de Anitápolis – Santa Catarina, objetivando uma imersão no meio natural, para estimular os sentidos para que as sensações permitissem uma reflexão sobre a sua integração ao ambiente. Desenvolveram-se atividades de entrevista, interlocução no ambiente natural e trilha sensitiva, que propiciaram a sensibilização e percepção dos integrantes, permitindo reflexões e o desenvolvimento da afetividade no grupo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4708 10.14295/remea.v32i1.4708 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4708 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i1.4708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4708/3258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 20-38 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1822182026871046145 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/remea.v32i1.4708 |