Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4719 |
Resumo: | O artigo visa apresentar e analisar a experiência do Projeto Guias Ecológicos do Arquipélago de Santana realizado no ensino fundamental do extinto Colégio Municipal de Pescadores de Macaé localizado em uma região receptora de atividades de exploração de petróleo no Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se promover uma sistematização do Programa Interdisciplinar Relações Socioambientais (RSA) no currículo do colégio, articulando gestão e pedagogia de projetos através da articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. A reflexão teórica está fundamentada na perspectiva crítica da Educação Ambiental, na conservação dos ecossistemas e nos autores que norteavam as ações do projeto, entre eles Paulo Freire, Enrique Leff e Boaventura de Souza Santos. A prática de mergulho livre em Unidades de Conservação, a valorização da pesca tradicional, o trabalho em equipe e o contato com as diferentes práticas pedagógicas ampliaram as possibilidades de se reinventar os modelos educativos no colégio, bem como possibilitaram incorporar importantes elementos para pensar a formação de professores de ciências e biologia. |
id |
FURG-9_d03dae0a2ab889d1354e2ec68cac5337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4719 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010.Escola integraleducação ambientalpedagogia orientada por projetosmergulhoRio de JaneiroBrasilO artigo visa apresentar e analisar a experiência do Projeto Guias Ecológicos do Arquipélago de Santana realizado no ensino fundamental do extinto Colégio Municipal de Pescadores de Macaé localizado em uma região receptora de atividades de exploração de petróleo no Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se promover uma sistematização do Programa Interdisciplinar Relações Socioambientais (RSA) no currículo do colégio, articulando gestão e pedagogia de projetos através da articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. A reflexão teórica está fundamentada na perspectiva crítica da Educação Ambiental, na conservação dos ecossistemas e nos autores que norteavam as ações do projeto, entre eles Paulo Freire, Enrique Leff e Boaventura de Souza Santos. A prática de mergulho livre em Unidades de Conservação, a valorização da pesca tradicional, o trabalho em equipe e o contato com as diferentes práticas pedagógicas ampliaram as possibilidades de se reinventar os modelos educativos no colégio, bem como possibilitaram incorporar importantes elementos para pensar a formação de professores de ciências e biologia.Lepidus2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexão teórica fundamentada na perspectiva crítica da Educação Ambientalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/471910.14295/remea.v31i2.4719REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 261-2791517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4719/3093Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rafael Nogueirade Oliveira, Vicente Aguilar NepomucenoLianza, SidneyPereira, Celso Sánchez2020-08-14T19:56:44Zoai:periodicos.furg.br:article/4719Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:44Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
title |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
spellingShingle |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. Costa, Rafael Nogueira Escola integral educação ambiental pedagogia orientada por projetos mergulho Rio de Janeiro Brasil |
title_short |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
title_full |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
title_fullStr |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
title_full_unstemmed |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
title_sort |
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. |
author |
Costa, Rafael Nogueira |
author_facet |
Costa, Rafael Nogueira de Oliveira, Vicente Aguilar Nepomuceno Lianza, Sidney Pereira, Celso Sánchez |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Vicente Aguilar Nepomuceno Lianza, Sidney Pereira, Celso Sánchez |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rafael Nogueira de Oliveira, Vicente Aguilar Nepomuceno Lianza, Sidney Pereira, Celso Sánchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola integral educação ambiental pedagogia orientada por projetos mergulho Rio de Janeiro Brasil |
topic |
Escola integral educação ambiental pedagogia orientada por projetos mergulho Rio de Janeiro Brasil |
description |
O artigo visa apresentar e analisar a experiência do Projeto Guias Ecológicos do Arquipélago de Santana realizado no ensino fundamental do extinto Colégio Municipal de Pescadores de Macaé localizado em uma região receptora de atividades de exploração de petróleo no Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se promover uma sistematização do Programa Interdisciplinar Relações Socioambientais (RSA) no currículo do colégio, articulando gestão e pedagogia de projetos através da articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. A reflexão teórica está fundamentada na perspectiva crítica da Educação Ambiental, na conservação dos ecossistemas e nos autores que norteavam as ações do projeto, entre eles Paulo Freire, Enrique Leff e Boaventura de Souza Santos. A prática de mergulho livre em Unidades de Conservação, a valorização da pesca tradicional, o trabalho em equipe e o contato com as diferentes práticas pedagógicas ampliaram as possibilidades de se reinventar os modelos educativos no colégio, bem como possibilitaram incorporar importantes elementos para pensar a formação de professores de ciências e biologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reflexão teórica fundamentada na perspectiva crítica da Educação Ambiental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4719 10.14295/remea.v31i2.4719 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4719 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i2.4719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4719/3093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 2 (2014); 261-279 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784520441856 |