Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4853
Resumo: A partir de que momento uma pessoa passa a se considerar um “educador ambiental”? Por meio de que processos um professor que desenvolve atividades pedagógicas articuladas a questões ambientais passa a se nomear educador ambiental? Instigadas por estes questionamentos procuramos retomar algumas discussões desenvolvidas em uma pesquisa realizada com professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre acerca de narrativas que “fabricam” identidades em educação ambiental. Montamos, neste texto, uma composição que toma trechos (retalhos) das entrevistas feitas com estas professoras como matéria-prima para tentarmos entrever algumas questões que se fazem presentes nos arranjos discursivos que constituem o campo da educação ambiental. Ao mesmo tempo, adotando referenciais teóricos pós-estruturalistas, buscamos desnaturalizar e problematizar alguns significados que se colam à educação ambiental, incluindo a própria noção de identidade, que não consideramos ser permanente, dada ou estável. Argumentamos que as identidades são fabricadas de forma contingente, já que estão sempre sujeitas a serem narradas de modos diferentes. Sendo assim, vemos os textos de identidade que analisamos neste artigo como construções provisórias, instáveis, mas que podem nos dizer algo sobre os enunciados que atualmente se aderem à educação ambiental e também aos atributos que devem caracterizar um educador ambiental. Isto é, os retalhos que apresentamos nos ajudam a entender – ainda que de forma fragmentária e descontínua – as políticas de identidade em educação ambiental na contemporaneidade.
id FURG-9_d23f0ed4b9282e6076b1aa0c4a88519b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4853
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidadeIdentidade. Narrativa. Estudos culturais. Educação Ambiental.A partir de que momento uma pessoa passa a se considerar um “educador ambiental”? Por meio de que processos um professor que desenvolve atividades pedagógicas articuladas a questões ambientais passa a se nomear educador ambiental? Instigadas por estes questionamentos procuramos retomar algumas discussões desenvolvidas em uma pesquisa realizada com professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre acerca de narrativas que “fabricam” identidades em educação ambiental. Montamos, neste texto, uma composição que toma trechos (retalhos) das entrevistas feitas com estas professoras como matéria-prima para tentarmos entrever algumas questões que se fazem presentes nos arranjos discursivos que constituem o campo da educação ambiental. Ao mesmo tempo, adotando referenciais teóricos pós-estruturalistas, buscamos desnaturalizar e problematizar alguns significados que se colam à educação ambiental, incluindo a própria noção de identidade, que não consideramos ser permanente, dada ou estável. Argumentamos que as identidades são fabricadas de forma contingente, já que estão sempre sujeitas a serem narradas de modos diferentes. Sendo assim, vemos os textos de identidade que analisamos neste artigo como construções provisórias, instáveis, mas que podem nos dizer algo sobre os enunciados que atualmente se aderem à educação ambiental e também aos atributos que devem caracterizar um educador ambiental. Isto é, os retalhos que apresentamos nos ajudam a entender – ainda que de forma fragmentária e descontínua – as políticas de identidade em educação ambiental na contemporaneidade.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/485310.14295/remea.v0i0.4853REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 97-1151517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4853/3053Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Shaula Maíra Vicentini deWortmann, Maria Lúcia Castagna2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4853Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
title Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
spellingShingle Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Identidade. Narrativa. Estudos culturais. Educação Ambiental.
title_short Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
title_full Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
title_fullStr Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
title_full_unstemmed Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
title_sort Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade
author Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
author_facet Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author_role author
author2 Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade. Narrativa. Estudos culturais. Educação Ambiental.
topic Identidade. Narrativa. Estudos culturais. Educação Ambiental.
description A partir de que momento uma pessoa passa a se considerar um “educador ambiental”? Por meio de que processos um professor que desenvolve atividades pedagógicas articuladas a questões ambientais passa a se nomear educador ambiental? Instigadas por estes questionamentos procuramos retomar algumas discussões desenvolvidas em uma pesquisa realizada com professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre acerca de narrativas que “fabricam” identidades em educação ambiental. Montamos, neste texto, uma composição que toma trechos (retalhos) das entrevistas feitas com estas professoras como matéria-prima para tentarmos entrever algumas questões que se fazem presentes nos arranjos discursivos que constituem o campo da educação ambiental. Ao mesmo tempo, adotando referenciais teóricos pós-estruturalistas, buscamos desnaturalizar e problematizar alguns significados que se colam à educação ambiental, incluindo a própria noção de identidade, que não consideramos ser permanente, dada ou estável. Argumentamos que as identidades são fabricadas de forma contingente, já que estão sempre sujeitas a serem narradas de modos diferentes. Sendo assim, vemos os textos de identidade que analisamos neste artigo como construções provisórias, instáveis, mas que podem nos dizer algo sobre os enunciados que atualmente se aderem à educação ambiental e também aos atributos que devem caracterizar um educador ambiental. Isto é, os retalhos que apresentamos nos ajudam a entender – ainda que de forma fragmentária e descontínua – as políticas de identidade em educação ambiental na contemporaneidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4853
10.14295/remea.v0i0.4853
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4853
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4853/3053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 97-115
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784892686336