EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Marli Dallagnol
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112
Resumo: Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados.
id FURG-9_d9835ac448283fd94fc18ce1fb53ecf7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3112
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINOEducação AmbientalPrática docenteFormação de professores.Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados.Lepidus2012-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/311210.14295/remea.v28i0.3112REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112/1783Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Marli DallagnolDel Pino, José Claudio2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3112Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
Frison, Marli Dallagnol
Educação Ambiental
Prática docente
Formação de professores.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
author Frison, Marli Dallagnol
author_facet Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, José Claudio
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, José Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Prática docente
Formação de professores.
topic Educação Ambiental
Prática docente
Formação de professores.
description Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112
10.14295/remea.v28i0.3112
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112/1783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782468378624