EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112 |
Resumo: | Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados. |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PARA O ENSINOEducação AmbientalPrática docenteFormação de professores.Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papelda escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados.Lepidus2012-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/311210.14295/remea.v28i0.3112REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3112/1783Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Marli DallagnolDel Pino, José Claudio2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3112Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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