O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lourenço, Fernanda Malheiro, Pelacani, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927
Resumo: O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos.
id FURG-9_dcf29c1d5828b222763f9a558156b2b5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10927
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de CordelLiteratura de CordelEducação Ambiental CríticaConhecimentos Tradicionais.O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos.Lepidus2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1092710.14295/remea.v37i1.10927REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 307-3221517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927/7311Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga de Araújo, Bruna ElizabethLourenço, Fernanda MalheiroPelacani, Bárbara2022-08-30T13:18:29Zoai:periodicos.furg.br:article/10927Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:29Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
title O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
spellingShingle O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth
Literatura de Cordel
Educação Ambiental Crítica
Conhecimentos Tradicionais.
title_short O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
title_full O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
title_fullStr O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
title_full_unstemmed O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
title_sort O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
author Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth
author_facet Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth
Lourenço, Fernanda Malheiro
Pelacani, Bárbara
author_role author
author2 Lourenço, Fernanda Malheiro
Pelacani, Bárbara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth
Lourenço, Fernanda Malheiro
Pelacani, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de Cordel
Educação Ambiental Crítica
Conhecimentos Tradicionais.
topic Literatura de Cordel
Educação Ambiental Crítica
Conhecimentos Tradicionais.
description O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927
10.14295/remea.v37i1.10927
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i1.10927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927/7311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 307-322
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787281342464