O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927 |
Resumo: | O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos. |
id |
FURG-9_dcf29c1d5828b222763f9a558156b2b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10927 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de CordelLiteratura de CordelEducação Ambiental CríticaConhecimentos Tradicionais.O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos.Lepidus2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1092710.14295/remea.v37i1.10927REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 307-3221517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927/7311Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga de Araújo, Bruna ElizabethLourenço, Fernanda MalheiroPelacani, Bárbara2022-08-30T13:18:29Zoai:periodicos.furg.br:article/10927Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:29Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
title |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
spellingShingle |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth Literatura de Cordel Educação Ambiental Crítica Conhecimentos Tradicionais. |
title_short |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
title_full |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
title_fullStr |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
title_full_unstemmed |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
title_sort |
O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel |
author |
Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth |
author_facet |
Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth Lourenço, Fernanda Malheiro Pelacani, Bárbara |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço, Fernanda Malheiro Pelacani, Bárbara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga de Araújo, Bruna Elizabeth Lourenço, Fernanda Malheiro Pelacani, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de Cordel Educação Ambiental Crítica Conhecimentos Tradicionais. |
topic |
Literatura de Cordel Educação Ambiental Crítica Conhecimentos Tradicionais. |
description |
O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927 10.14295/remea.v37i1.10927 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i1.10927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10927/7311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 307-322 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787281342464 |