Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Farias Filho, Everaldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira Farias, Carmen Roselaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11740
Resumo: Nesta pesquisa buscamos compreender de que modo professores recontextualizam duas políticas educacionais nacionais de Educação Ambiental (EA) – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) - e deliberam sobre a construção do currículo escolar que insere a EA em uma escola pública de Pernambuco. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de produção de políticas curriculares segundo Stephen Ball e seus colaboradores e intérpretes brasileiros, procuramos responder aos objetivos dessa pesquisa acerca dos principais significados de EA, concepções de currículo e propostas de ensino acionadas pelos professores no processo de construção de um plano de ação em EA.
id FURG-9_f6c6147dbd00848b8464978093af5453
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11740
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de PernambucoEducação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.Nesta pesquisa buscamos compreender de que modo professores recontextualizam duas políticas educacionais nacionais de Educação Ambiental (EA) – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) - e deliberam sobre a construção do currículo escolar que insere a EA em uma escola pública de Pernambuco. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de produção de políticas curriculares segundo Stephen Ball e seus colaboradores e intérpretes brasileiros, procuramos responder aos objetivos dessa pesquisa acerca dos principais significados de EA, concepções de currículo e propostas de ensino acionadas pelos professores no processo de construção de um plano de ação em EA.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1174010.14295/remea.v37i3.11740REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 263-2821517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11740/7721Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Farias Filho, Everaldode Oliveira Farias, Carmen Roselaine2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/11740Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
title Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
spellingShingle Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
Nunes de Farias Filho, Everaldo
Educação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.
title_short Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
title_full Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
title_fullStr Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
title_full_unstemmed Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
title_sort Políticas de Currículo da Educação Ambiental no contexto de uma escola pública de Pernambuco
author Nunes de Farias Filho, Everaldo
author_facet Nunes de Farias Filho, Everaldo
de Oliveira Farias, Carmen Roselaine
author_role author
author2 de Oliveira Farias, Carmen Roselaine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes de Farias Filho, Everaldo
de Oliveira Farias, Carmen Roselaine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.
topic Educação Ambiental. Políticas Educacionais. Currículo.
description Nesta pesquisa buscamos compreender de que modo professores recontextualizam duas políticas educacionais nacionais de Educação Ambiental (EA) – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) - e deliberam sobre a construção do currículo escolar que insere a EA em uma escola pública de Pernambuco. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de produção de políticas curriculares segundo Stephen Ball e seus colaboradores e intérpretes brasileiros, procuramos responder aos objetivos dessa pesquisa acerca dos principais significados de EA, concepções de currículo e propostas de ensino acionadas pelos professores no processo de construção de um plano de ação em EA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11740
10.14295/remea.v37i3.11740
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11740
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i3.11740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11740/7721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 263-282
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787836039168