Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Tânia Marisa de Bôer
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Duarte, Anette Kümmel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1938
Resumo: Zooplâncton é a comunidade de organismos, exclusivamente heterotróficos, e de diferentes categorias taxonômicas, que tem capacidade muito baixa ou quase nula de locomoção, de tal forma que sua distribuição está relacionada com o movimento das águas que habitam e não por sua própria motilidade. O zooplâncton tem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente no ciclo de nutrientes e no fluxo de energia, sendo o principal elo de ligação na transferência de matéria produzida pelo fitoplâncton aos organismos dos demais níveis das cadeias tróficas. Sendo assim, é importante informar aos alunos sobre a diversidade zooplanctônica dos ambientes aquáticos e seu papel, tornando-os aptos a atuar na realidade sócio-ambiental em que vivem incentivando comportamentos “ambientalmente corretos”, capazes de reconhecerem-se como integrantes do ambiente e compreendendo a inter-relação entre os seus elementos para conseguir melhor qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir, dentro de uma perspectiva teórica e prática para a inserção deste assunto nas séries finais do ensino fundamental, visando diminuir as dificuldades dos professores em encontrar informações sobre este tema e facilitar o ensino-aprendizagem, por meio de subsídios teóricos e sugestões de atividades.
id FURG_028ecb4402ed9f77984b30711315e12f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1938
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensinoZooplânctonAmbiente aquáticoEnsino fundamentalZooplâncton é a comunidade de organismos, exclusivamente heterotróficos, e de diferentes categorias taxonômicas, que tem capacidade muito baixa ou quase nula de locomoção, de tal forma que sua distribuição está relacionada com o movimento das águas que habitam e não por sua própria motilidade. O zooplâncton tem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente no ciclo de nutrientes e no fluxo de energia, sendo o principal elo de ligação na transferência de matéria produzida pelo fitoplâncton aos organismos dos demais níveis das cadeias tróficas. Sendo assim, é importante informar aos alunos sobre a diversidade zooplanctônica dos ambientes aquáticos e seu papel, tornando-os aptos a atuar na realidade sócio-ambiental em que vivem incentivando comportamentos “ambientalmente corretos”, capazes de reconhecerem-se como integrantes do ambiente e compreendendo a inter-relação entre os seus elementos para conseguir melhor qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir, dentro de uma perspectiva teórica e prática para a inserção deste assunto nas séries finais do ensino fundamental, visando diminuir as dificuldades dos professores em encontrar informações sobre este tema e facilitar o ensino-aprendizagem, por meio de subsídios teóricos e sugestões de atividades.2012-03-20T19:38:19Z2012-03-20T19:38:19Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIANNA, Tânia Marisa de Bôer; DUARTE, Anette Kümmel. Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 4, n. 1, p. 25-51, 2009. Disponível em: <http://www.cadernos.ecologia.furg.br/images/artigos/36_tania_anette.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012.1980-0223http://repositorio.furg.br/handle/1/1938porVianna, Tânia Marisa de BôerDuarte, Anette Kümmelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-03-20T19:38:19Zoai:repositorio.furg.br:1/1938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-03-20T19:38:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
title Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
spellingShingle Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
Vianna, Tânia Marisa de Bôer
Zooplâncton
Ambiente aquático
Ensino fundamental
title_short Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
title_full Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
title_fullStr Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
title_full_unstemmed Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
title_sort Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
author Vianna, Tânia Marisa de Bôer
author_facet Vianna, Tânia Marisa de Bôer
Duarte, Anette Kümmel
author_role author
author2 Duarte, Anette Kümmel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Tânia Marisa de Bôer
Duarte, Anette Kümmel
dc.subject.por.fl_str_mv Zooplâncton
Ambiente aquático
Ensino fundamental
topic Zooplâncton
Ambiente aquático
Ensino fundamental
description Zooplâncton é a comunidade de organismos, exclusivamente heterotróficos, e de diferentes categorias taxonômicas, que tem capacidade muito baixa ou quase nula de locomoção, de tal forma que sua distribuição está relacionada com o movimento das águas que habitam e não por sua própria motilidade. O zooplâncton tem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente no ciclo de nutrientes e no fluxo de energia, sendo o principal elo de ligação na transferência de matéria produzida pelo fitoplâncton aos organismos dos demais níveis das cadeias tróficas. Sendo assim, é importante informar aos alunos sobre a diversidade zooplanctônica dos ambientes aquáticos e seu papel, tornando-os aptos a atuar na realidade sócio-ambiental em que vivem incentivando comportamentos “ambientalmente corretos”, capazes de reconhecerem-se como integrantes do ambiente e compreendendo a inter-relação entre os seus elementos para conseguir melhor qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir, dentro de uma perspectiva teórica e prática para a inserção deste assunto nas séries finais do ensino fundamental, visando diminuir as dificuldades dos professores em encontrar informações sobre este tema e facilitar o ensino-aprendizagem, por meio de subsídios teóricos e sugestões de atividades.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-03-20T19:38:19Z
2012-03-20T19:38:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANNA, Tânia Marisa de Bôer; DUARTE, Anette Kümmel. Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 4, n. 1, p. 25-51, 2009. Disponível em: <http://www.cadernos.ecologia.furg.br/images/artigos/36_tania_anette.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012.
1980-0223
http://repositorio.furg.br/handle/1/1938
identifier_str_mv VIANNA, Tânia Marisa de Bôer; DUARTE, Anette Kümmel. Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 4, n. 1, p. 25-51, 2009. Disponível em: <http://www.cadernos.ecologia.furg.br/images/artigos/36_tania_anette.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012.
1980-0223
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384386510782464