Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1938 |
Resumo: | Zooplâncton é a comunidade de organismos, exclusivamente heterotróficos, e de diferentes categorias taxonômicas, que tem capacidade muito baixa ou quase nula de locomoção, de tal forma que sua distribuição está relacionada com o movimento das águas que habitam e não por sua própria motilidade. O zooplâncton tem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente no ciclo de nutrientes e no fluxo de energia, sendo o principal elo de ligação na transferência de matéria produzida pelo fitoplâncton aos organismos dos demais níveis das cadeias tróficas. Sendo assim, é importante informar aos alunos sobre a diversidade zooplanctônica dos ambientes aquáticos e seu papel, tornando-os aptos a atuar na realidade sócio-ambiental em que vivem incentivando comportamentos “ambientalmente corretos”, capazes de reconhecerem-se como integrantes do ambiente e compreendendo a inter-relação entre os seus elementos para conseguir melhor qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir, dentro de uma perspectiva teórica e prática para a inserção deste assunto nas séries finais do ensino fundamental, visando diminuir as dificuldades dos professores em encontrar informações sobre este tema e facilitar o ensino-aprendizagem, por meio de subsídios teóricos e sugestões de atividades. |
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Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensinoZooplânctonAmbiente aquáticoEnsino fundamentalZooplâncton é a comunidade de organismos, exclusivamente heterotróficos, e de diferentes categorias taxonômicas, que tem capacidade muito baixa ou quase nula de locomoção, de tal forma que sua distribuição está relacionada com o movimento das águas que habitam e não por sua própria motilidade. O zooplâncton tem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente no ciclo de nutrientes e no fluxo de energia, sendo o principal elo de ligação na transferência de matéria produzida pelo fitoplâncton aos organismos dos demais níveis das cadeias tróficas. Sendo assim, é importante informar aos alunos sobre a diversidade zooplanctônica dos ambientes aquáticos e seu papel, tornando-os aptos a atuar na realidade sócio-ambiental em que vivem incentivando comportamentos “ambientalmente corretos”, capazes de reconhecerem-se como integrantes do ambiente e compreendendo a inter-relação entre os seus elementos para conseguir melhor qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir, dentro de uma perspectiva teórica e prática para a inserção deste assunto nas séries finais do ensino fundamental, visando diminuir as dificuldades dos professores em encontrar informações sobre este tema e facilitar o ensino-aprendizagem, por meio de subsídios teóricos e sugestões de atividades.2012-03-20T19:38:19Z2012-03-20T19:38:19Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIANNA, Tânia Marisa de Bôer; DUARTE, Anette Kümmel. Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 4, n. 1, p. 25-51, 2009. Disponível em: <http://www.cadernos.ecologia.furg.br/images/artigos/36_tania_anette.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012.1980-0223http://repositorio.furg.br/handle/1/1938porVianna, Tânia Marisa de BôerDuarte, Anette Kümmelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-03-20T19:38:19Zoai:repositorio.furg.br:1/1938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-03-20T19:38:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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