Linguagens infantis: as infâncias vividas nos momentos do brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Vanessa Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8272
Resumo: A presente dissertação, intitulada "Linguagens infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil", está inserida na linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Utopias", do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEDU/FURG. Este estudo tem como pergunta de pesquisa a seguinte questão: Como um grupo de crianças, do CAIC de São José do Norte, vivencia suas infâncias nos momentos do brincar na Educação Infantil? Para o aprofundamento desta questão de estudo, foram utilizados alguns teóricos do campo dos estudos da infância, dentre eles: Corsaro (2009;2011); Graue e Walsh (2003) e Sarmento (2005,2008); os quais nos auxiliaram a pensar na questão pesquisada e nos subsidiaram teoricamente. O contexto do estudo ocorreu na Educação Infantil do CAIC, no município de São José do Norte, sendo os sujeitos de pesquisa dezesseis (16) crianças do nível II da Educação Infantil com faixa etária de cinco e seis anos. O objetivo desta investigação foi compreender como esse grupo de crianças vivencia suas infâncias na Educação Infantil especificamente no tempo/espaço do brincar. A abordagem escolhida para este estudo centrou-se na pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador preocupa-se com o processo e não simplesmente com os resultados finais, valorizando e buscando compreender os fenômenos estudados a partir dos sujeitos participantes da pesquisa. A metodologia se aproxima da etnografia com crianças, Graue e Walsh (2003), por ser uma abordagem que oportuniza às crianças expressarem suas manifestações infantis com liberdade e autonomia em seu próprio contexto local. A produção dos dados processou-se por observações participantes, na pracinha, no saguão da mesma e na sala da turma. Foi feita a gravação de áudio e vídeo das brincadeiras das crianças, conversas com as mesmas, escritas no diário de campo, e pesquisas em documentos da Educação Infantil do CAIC e da história do município de São José do Norte. Para a interpretação dos dados produzidos, utilizamos a Análise de Conteúdo com referência em Laurence Bardin (2011), essa técnica de análise de dados não é especifica para o universo infantil, porém a utilizamos neste estudo por entendermos que a análise de conteúdo contribui para a construção de significados a partir do dado, além de possibilitar ao pesquisador compreender o fenômeno estudado a partir dos sujeitos pesquisados. Assim, através das categorias de análise: A influência da mídia nas brincadeiras das crianças; Conflitos e amizades na cultura de pares; Cotidiano e histórias de vida; Papéis sociais, ludicidade e imaginação na cultura de pares; Estratégias de inserção no grupo e a pesquisadora como participante nas buscas de dados, compreendemos que as crianças não expressam suas infâncias por meio de uma única linguagem, mas através de suas múltiplas e diferentes linguagens. Sendo assim, inferimos que a infância é vivida nas linguagens e pelas linguagens.
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Para o aprofundamento desta questão de estudo, foram utilizados alguns teóricos do campo dos estudos da infância, dentre eles: Corsaro (2009;2011); Graue e Walsh (2003) e Sarmento (2005,2008); os quais nos auxiliaram a pensar na questão pesquisada e nos subsidiaram teoricamente. O contexto do estudo ocorreu na Educação Infantil do CAIC, no município de São José do Norte, sendo os sujeitos de pesquisa dezesseis (16) crianças do nível II da Educação Infantil com faixa etária de cinco e seis anos. O objetivo desta investigação foi compreender como esse grupo de crianças vivencia suas infâncias na Educação Infantil especificamente no tempo/espaço do brincar. A abordagem escolhida para este estudo centrou-se na pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador preocupa-se com o processo e não simplesmente com os resultados finais, valorizando e buscando compreender os fenômenos estudados a partir dos sujeitos participantes da pesquisa. A metodologia se aproxima da etnografia com crianças, Graue e Walsh (2003), por ser uma abordagem que oportuniza às crianças expressarem suas manifestações infantis com liberdade e autonomia em seu próprio contexto local. A produção dos dados processou-se por observações participantes, na pracinha, no saguão da mesma e na sala da turma. Foi feita a gravação de áudio e vídeo das brincadeiras das crianças, conversas com as mesmas, escritas no diário de campo, e pesquisas em documentos da Educação Infantil do CAIC e da história do município de São José do Norte. Para a interpretação dos dados produzidos, utilizamos a Análise de Conteúdo com referência em Laurence Bardin (2011), essa técnica de análise de dados não é especifica para o universo infantil, porém a utilizamos neste estudo por entendermos que a análise de conteúdo contribui para a construção de significados a partir do dado, além de possibilitar ao pesquisador compreender o fenômeno estudado a partir dos sujeitos pesquisados. Assim, através das categorias de análise: A influência da mídia nas brincadeiras das crianças; Conflitos e amizades na cultura de pares; Cotidiano e histórias de vida; Papéis sociais, ludicidade e imaginação na cultura de pares; Estratégias de inserção no grupo e a pesquisadora como participante nas buscas de dados, compreendemos que as crianças não expressam suas infâncias por meio de uma única linguagem, mas através de suas múltiplas e diferentes linguagens. Sendo assim, inferimos que a infância é vivida nas linguagens e pelas linguagens.The present dissertation entitled "Childrens Languagens: The experienced childhoods in moments of play in early childhood education", is inserted into research line "Education, Languagens and Utopics", of pos graduation programe in Education of Federal University of Rio Grande - PPGEDU/FURG. How a group of children of CAIC of São José do Norte city, live their childhoods in moments of play in childhoods education? Is the question of this study. To understand this question, we used theoretical education such as: Corsaro (2009; 2011); Graue e Walsh (2003) e Sarmento (2005; 2008). They minister us to think in the question and theoretically subsidized. The contexct of this study occured in the childhood education of CAIC, in São José do Norte city, being sixteen children from level II childhood education with age group between five and six age. The objetive of this investigation was to understand how this gruop of children live their childhood in the children education specifically in the moment of the play. The approach taken for this study focused in the qualitative research, wich the researcher is concerned with the process and not simply with the end results, valuing and seeking to understand the phenomena studied from the subjects participating in the research. The metodology get closer of child etnography, Graue end Walsh (2003), becouse it is a approach that provides opportunities the children express their children manifestation with freedom and autonomy in their own local context. The production of results through was participative observations, in playground, in hall and in the class room. Recording audio and video of children play, conversation, written in the diary, and research documents of children education in the CAIC of São José do Norte. For the interpretation of the data production, we used the contente analisys with reference to Laurence Bardin (2011), this technique of data analisys is not specific to children universe, however we used in this study because the content analisys contribuites to building meanings from the data, besides to possibility the researcher to understand the phenomenon studied from subjects study. Thus, through the categories of analisys: The influence of media in childrens play, Conflicts and friendships in the peer culture; And everyday life stories; Social roles; playfulness and imagination in the peer culture; Integration strategies in the gruop of the research as a participant in data searches, we understand that children do not express their childhoods through a single language but through its multiple and different languages. Therefore, we infer that childhood is lived in the languages and by the languagens.Pereira, Vilmar AlvesVargas, Vanessa Alves2020-02-10T20:41:27Z2020-02-10T20:41:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVARGAS, Vanessa Alves. Linguagens infantis: as infâncias vividas nos momentos do brincar na educação infantil. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-10T20:41:27Zoai:repositorio.furg.br:1/8272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-10T20:41:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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