Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1337 |
Resumo: | Neste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes. |
id |
FURG_10b897511e81dc708fbfaa7ef9ac1d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1337 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professoresThe classroom meetings as a space for teachers continued educationConselho de classeEducação continuadaRepresentaçãoAlteridadeEducação de professoresIdentidade profissionalClassroom meetingsContinued educationRepresentationAlterityTeacher´s educationProfissional identityNeste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes.In this text, our proposal is to think of Classroom Meetings as a possibility of promoting a continued education for the teachers. From the moment pedagogy actions are taken into account and perceptions in regards to the progress of the students are addressed, the teachers debate the educational concepts, and present discourses as to teaching and learning methods. They represent themselves as professionals through the means of their own discussions. Hence, what we seek is the use of these discussions as the starting point for the Classroom Meetings, realizing an analysis in respect to the tension between representation and alterity as to the ideas that are built in relation to the teachers and students.2011-11-08T23:17:04Z2011-11-08T23:17:04Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfENGERS, Maria Emília Amaral; GOMES, Vanise dos Santos. Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores. Educação, Porto Alegre, n. 3, v. 63, p. 517-529, set./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/2747/2094>. Acesso em: 08 nov. 2011.1981-2582http://repositorio.furg.br/handle/1/1337porEngers, Maria Emília AmaralGomes, Vanise dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-08T23:17:04Zoai:repositorio.furg.br:1/1337Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-08T23:17:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores The classroom meetings as a space for teachers continued education |
title |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores |
spellingShingle |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores Engers, Maria Emília Amaral Conselho de classe Educação continuada Representação Alteridade Educação de professores Identidade profissional Classroom meetings Continued education Representation Alterity Teacher´s education Profissional identity |
title_short |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores |
title_full |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores |
title_fullStr |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores |
title_sort |
Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores |
author |
Engers, Maria Emília Amaral |
author_facet |
Engers, Maria Emília Amaral Gomes, Vanise dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Vanise dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engers, Maria Emília Amaral Gomes, Vanise dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de classe Educação continuada Representação Alteridade Educação de professores Identidade profissional Classroom meetings Continued education Representation Alterity Teacher´s education Profissional identity |
topic |
Conselho de classe Educação continuada Representação Alteridade Educação de professores Identidade profissional Classroom meetings Continued education Representation Alterity Teacher´s education Profissional identity |
description |
Neste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-11-08T23:17:04Z 2011-11-08T23:17:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ENGERS, Maria Emília Amaral; GOMES, Vanise dos Santos. Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores. Educação, Porto Alegre, n. 3, v. 63, p. 517-529, set./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/2747/2094>. Acesso em: 08 nov. 2011. 1981-2582 http://repositorio.furg.br/handle/1/1337 |
identifier_str_mv |
ENGERS, Maria Emília Amaral; GOMES, Vanise dos Santos. Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores. Educação, Porto Alegre, n. 3, v. 63, p. 517-529, set./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/2747/2094>. Acesso em: 08 nov. 2011. 1981-2582 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384376663605248 |