Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tasso, Rossana Dutra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8983
Resumo: Esta tese versa a respeito do ensino de literatura, através da análise diacrônica de livros didáticos voltados para essa disciplina, em um escopo de aproximadamente cem anos, dos seguintes autores: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco e Francisco de Moura, João Domingues Maia e Douglas Tufano. A investigação propõe-se a apresentar as concepções de literatura que se concretizaram na elaboração dos manuais selecionados como corpus, tentando compreender de que forma os determinantes históricos e as expectativas acerca da formação escolar em cada época estão evidenciados nesses materiais. Para isso, inicialmente, foram estudados pressupostos teóricos sobre leitura, literatura, leitor e ensino, além de trabalhos de crítica quanto à produção de obras didáticas elaboradas para essa disciplina. Também foram consultados documentos oficiais que traziam diretrizes para o ensino de literatura. Em uma segunda etapa, desenvolveu-se a análise de um conjunto de livros, ordenados pela década de sua primeira edição. Foram relevantes aspectos do contexto histórico mundial e nacional. A fim de entender o projeto que orientou a confecção das obras, as análises detiveram-se nos prefácios, cujas premissas foram buscadas nas lições propostas aos estudantes, observando os aspectos teóricos elencados, os textos literários escolhidos e as atividades práticas sugeridas. O objetivo final foi traçar um panorama histórico do livro didático de literatura no Brasil, apontando avanços e retrocessos quanto à promoção do efetivo contato dos estudantes com o texto literário em ambiente escolar. Com isso, pretende-se trazer à discussão questões referentes ao ensino de literatura na atualidade, reforçando a relevância dessa disciplina para uma formação mais crítica e humanizadora.
id FURG_264328f3069bc45b7ec81fc449d0e077
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8983
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literaturaEnsino de literaturaLivro didáticoLeituraHistória da literaturaFormação leitoraEnseñanza de literaturaLibro didácticoLecturaHistoria de la literaturaFormación lectoraLiterature teachingTextbookReadingHistory of literatureReading formationEsta tese versa a respeito do ensino de literatura, através da análise diacrônica de livros didáticos voltados para essa disciplina, em um escopo de aproximadamente cem anos, dos seguintes autores: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco e Francisco de Moura, João Domingues Maia e Douglas Tufano. A investigação propõe-se a apresentar as concepções de literatura que se concretizaram na elaboração dos manuais selecionados como corpus, tentando compreender de que forma os determinantes históricos e as expectativas acerca da formação escolar em cada época estão evidenciados nesses materiais. Para isso, inicialmente, foram estudados pressupostos teóricos sobre leitura, literatura, leitor e ensino, além de trabalhos de crítica quanto à produção de obras didáticas elaboradas para essa disciplina. Também foram consultados documentos oficiais que traziam diretrizes para o ensino de literatura. Em uma segunda etapa, desenvolveu-se a análise de um conjunto de livros, ordenados pela década de sua primeira edição. Foram relevantes aspectos do contexto histórico mundial e nacional. A fim de entender o projeto que orientou a confecção das obras, as análises detiveram-se nos prefácios, cujas premissas foram buscadas nas lições propostas aos estudantes, observando os aspectos teóricos elencados, os textos literários escolhidos e as atividades práticas sugeridas. O objetivo final foi traçar um panorama histórico do livro didático de literatura no Brasil, apontando avanços e retrocessos quanto à promoção do efetivo contato dos estudantes com o texto literário em ambiente escolar. Com isso, pretende-se trazer à discussão questões referentes ao ensino de literatura na atualidade, reforçando a relevância dessa disciplina para uma formação mais crítica e humanizadora.Esta tesis versa sobre la enseñanza de literatura, por medio del análisis diacrónico de libros didácticos destinados a esa asignatura, en un período de aproximadamente cien años, de los siguientes autores: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco y Francisco de Moura, João Domingues Maia y Douglas Tufano. La investigación propone presentar los conceptos de literatura que se concretizaron en la elaboración de los manuales seleccionados como corpus, intentando comprender de qué manera los determinantes históricos y las expectativas para a formación escolar en cada época están evidenciados en esos materiales. Para eso, inicialmente, se estudiaron presupuestos teóricos sobre lectura, literatura, lector y enseñanza, además de trabajos de crítica en cuanto a la producción de obras didácticas elaboradas para esa asignatura. También se consultaron documentos oficiales que traían directrices para la enseñanza de literatura. En una segunda etapa, se desarrolló el análisis de un conjunto de libros, ordenados por la década de su primera edición. Fueron relevantes aspectos del contexto histórico mundial y nacional. Con la meta de entender el proyecto que orientó la confección de las obras, los análisis se detuvieron en los prefacios, cuyas premisas fueron buscadas en las lecciones propuestas a los estudiantes, observando los aspectos teóricos mencionados, los textos literarios elegidos y las actividades prácticas sugeridas. El objetivo final fue trazar un panorama histórico del libro didáctico de literatura en Brasil, registrando avances y retrocesos en la promoción del efectivo contacto de los estudiantes con el texto literario en el ambiente escolar. Con eso, se pretende traer a discusión cuestiones referentes a la enseñanza de literatura en la actualidad, reforzando la relevancia de esa asignatura para una formación más crítica y humanizadora.This thesis writes about the teaching of literature, through a diachronic analysis of textbooks of the following authors: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco and Francisco de Moura, João Domingues Maia and Douglas Tufano, all of which are literature-based and within approximately a one-hundred-year time span. The research proposes to present the conceptions of literature that have materialized during the creation of these selected manuals as corpus, trying to perceive how the historical determinants and the expectations about the school formation of each era are evidenced in these materials. To do so, initially, theoretical assumptions about reading, literature, reader and teaching were studied, as well as critic works on the production of didactic works elaborated for this subject. Official documents which provided guidelines for teaching literature were also researched. Secondly, we developed an analysis of a set of books, ordered by the decade of their first edition. Relevant aspects of the historical context in both world and national basis were also considered of relevance. In order to understand the project that guided the elaboration of the works, the analyzes were based on their prefaces, whose premises were sought in the proposed lessons to the students and observing the above listed theoretical aspects, the chosen literary texts and the suggested practical activities. The final objective was to draw a historical overview of the literature textbook in Brazil, pointing out progresses and setbacks regarding the promotion of the effective contact of students with the literary text in a school environment. With this, we intend to discuss issues regarding the teaching of literature in the present time, reinforcing the relevance of this subject leading to a more critic and humanizing formation.Póvoas, Mauro NicolaTasso, Rossana Dutra2020-09-18T13:51:17Z2020-09-18T13:51:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTASSO, Rossana Dutra. Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura. 2019. 314 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-18T13:51:17Zoai:repositorio.furg.br:1/8983Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-18T13:51:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
title Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
spellingShingle Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
Tasso, Rossana Dutra
Ensino de literatura
Livro didático
Leitura
História da literatura
Formação leitora
Enseñanza de literatura
Libro didáctico
Lectura
Historia de la literatura
Formación lectora
Literature teaching
Textbook
Reading
History of literature
Reading formation
title_short Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
title_full Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
title_fullStr Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
title_full_unstemmed Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
title_sort Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura
author Tasso, Rossana Dutra
author_facet Tasso, Rossana Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Póvoas, Mauro Nicola
dc.contributor.author.fl_str_mv Tasso, Rossana Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Livro didático
Leitura
História da literatura
Formação leitora
Enseñanza de literatura
Libro didáctico
Lectura
Historia de la literatura
Formación lectora
Literature teaching
Textbook
Reading
History of literature
Reading formation
topic Ensino de literatura
Livro didático
Leitura
História da literatura
Formação leitora
Enseñanza de literatura
Libro didáctico
Lectura
Historia de la literatura
Formación lectora
Literature teaching
Textbook
Reading
History of literature
Reading formation
description Esta tese versa a respeito do ensino de literatura, através da análise diacrônica de livros didáticos voltados para essa disciplina, em um escopo de aproximadamente cem anos, dos seguintes autores: Alfredo Clemente Pinto, Estêvão Cruz, José Cretella Júnior, Fábio Freixieiro, Célio Escher, Carlos Faraco e Francisco de Moura, João Domingues Maia e Douglas Tufano. A investigação propõe-se a apresentar as concepções de literatura que se concretizaram na elaboração dos manuais selecionados como corpus, tentando compreender de que forma os determinantes históricos e as expectativas acerca da formação escolar em cada época estão evidenciados nesses materiais. Para isso, inicialmente, foram estudados pressupostos teóricos sobre leitura, literatura, leitor e ensino, além de trabalhos de crítica quanto à produção de obras didáticas elaboradas para essa disciplina. Também foram consultados documentos oficiais que traziam diretrizes para o ensino de literatura. Em uma segunda etapa, desenvolveu-se a análise de um conjunto de livros, ordenados pela década de sua primeira edição. Foram relevantes aspectos do contexto histórico mundial e nacional. A fim de entender o projeto que orientou a confecção das obras, as análises detiveram-se nos prefácios, cujas premissas foram buscadas nas lições propostas aos estudantes, observando os aspectos teóricos elencados, os textos literários escolhidos e as atividades práticas sugeridas. O objetivo final foi traçar um panorama histórico do livro didático de literatura no Brasil, apontando avanços e retrocessos quanto à promoção do efetivo contato dos estudantes com o texto literário em ambiente escolar. Com isso, pretende-se trazer à discussão questões referentes ao ensino de literatura na atualidade, reforçando a relevância dessa disciplina para uma formação mais crítica e humanizadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-18T13:51:17Z
2020-09-18T13:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TASSO, Rossana Dutra. Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura. 2019. 314 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8983
identifier_str_mv TASSO, Rossana Dutra. Cem anos de uma pedra no caminho? O livro didático no ensino de literatura. 2019. 314 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384407161438208