A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolino, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/656
Resumo: Esse trabalho verificou qual o conhecimento ambiental trazido para a escola por alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos e de que modo ele reflete as tendências da Educação Ambiental como Tema Transversal nesta modalidade de ensino. Para tanto, identificou, em dez alunos do quarto termo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no ensino fundamental em uma escola estadual no Vale do Paraíba Paulista, dados demográficos, conhecimentos ambientais e comportamentos pró-ambientais fora da escola. Os dados, obtidos por questionário, foram analisados com base nas indicações da literatura, sobre Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos. A faixa etária, entre 21 e 40 anos, e o trabalho como motivo para abandonar a escola, na idade regular do ensino fundamental, alinham-se aos padrões nacionais. O conhecimento ambiental mostra o entendimento da interação entre os diversos elementos do Meio Ambiente e do papel do homem na criação e na solução dos problemas ambientais. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.
id FURG_2a731274e7e8110e430b2ab5ce897564
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/656
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental na educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultosMeio ambienteEducação ambientalAdult and young educationEnviromentEnviromental EducationEsse trabalho verificou qual o conhecimento ambiental trazido para a escola por alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos e de que modo ele reflete as tendências da Educação Ambiental como Tema Transversal nesta modalidade de ensino. Para tanto, identificou, em dez alunos do quarto termo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no ensino fundamental em uma escola estadual no Vale do Paraíba Paulista, dados demográficos, conhecimentos ambientais e comportamentos pró-ambientais fora da escola. Os dados, obtidos por questionário, foram analisados com base nas indicações da literatura, sobre Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos. A faixa etária, entre 21 e 40 anos, e o trabalho como motivo para abandonar a escola, na idade regular do ensino fundamental, alinham-se aos padrões nacionais. O conhecimento ambiental mostra o entendimento da interação entre os diversos elementos do Meio Ambiente e do papel do homem na criação e na solução dos problemas ambientais. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.This work verified which the environmental knowledge brought to the school by pupils of the modality Adult and Young Education of that way it reflects the trends of the Eviromental Education as Transversal Subject in this modality of education. In such a way, it identified, in ten pupils of the room term in the modality of the Adult and Young Education - EJA, in basic education in a state school in the Vale do Paraíba Paulista, demographic data, environmental knowledge and proenvironmental behaviors are of the school. The data, gotten through questionnaire, had been analyzed on the basis of the indications of literature, on Eviromental Education and Adult and Young Education. The age, between 21 and 40 years, and the work as reason to abandon the school in the regular age of basic education the national standards are lined up it. The environmental knowledge shows the agreement of the interaction between the diverse elements of the Environment and the paper of the man in the creation and the solution of the environmental problems. One standes out of the analysis the relevance of the environmental knowledge of the participants and the paper of the school in the constitution of this knowledge. It is concluded for the recommendation that is reviewed the pedagogical proposal, the plan of management and the plan of education, on the basis of the recognition of the specification of the modality of Adult and Young Education and the treatment of the Enviromental Education as Transversal Subject, as it praises the National Curricular Parameters.2011-06-08T18:05:33Z2011-06-08T18:05:33Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTOLINO, Maria Lúcia. A educação ambiental na educação de jovens e adultos. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 1-21, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1237/532 >. Acesso em: 05 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/656porBertolino, Maria Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T00:57:47Zoai:repositorio.furg.br:1/656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T00:57:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
title A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
spellingShingle A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
Bertolino, Maria Lúcia
Educação de jovens e adultos
Meio ambiente
Educação ambiental
Adult and young education
Enviroment
Enviromental Education
title_short A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
title_full A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
title_fullStr A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
title_sort A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos
author Bertolino, Maria Lúcia
author_facet Bertolino, Maria Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolino, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Meio ambiente
Educação ambiental
Adult and young education
Enviroment
Enviromental Education
topic Educação de jovens e adultos
Meio ambiente
Educação ambiental
Adult and young education
Enviroment
Enviromental Education
description Esse trabalho verificou qual o conhecimento ambiental trazido para a escola por alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos e de que modo ele reflete as tendências da Educação Ambiental como Tema Transversal nesta modalidade de ensino. Para tanto, identificou, em dez alunos do quarto termo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no ensino fundamental em uma escola estadual no Vale do Paraíba Paulista, dados demográficos, conhecimentos ambientais e comportamentos pró-ambientais fora da escola. Os dados, obtidos por questionário, foram analisados com base nas indicações da literatura, sobre Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos. A faixa etária, entre 21 e 40 anos, e o trabalho como motivo para abandonar a escola, na idade regular do ensino fundamental, alinham-se aos padrões nacionais. O conhecimento ambiental mostra o entendimento da interação entre os diversos elementos do Meio Ambiente e do papel do homem na criação e na solução dos problemas ambientais. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-06-08T18:05:33Z
2011-06-08T18:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTOLINO, Maria Lúcia. A educação ambiental na educação de jovens e adultos. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 1-21, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1237/532 >. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/656
identifier_str_mv BERTOLINO, Maria Lúcia. A educação ambiental na educação de jovens e adultos. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 1-21, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1237/532 >. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384387796336640