Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/574
Resumo: Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da comprensão de sistemicidade por parte dos alunos.
id FURG_2bc67e45b4a8b7f94448bea902580f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/574
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURGSistemasEducação ambientalModelagem computacionalSystemsEnvironmental educationComputational modelingEste artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da comprensão de sistemicidade por parte dos alunos.This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students.2011-05-25T21:49:40Z2011-05-25T21:49:40Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVEIGA, Rita de Cássia Gnutzmann; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Uma experiência didática na disciplina princípios de sistemas do mestrado em educação ambiental da FURG. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 1-18, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1183/478>. Acesso em: 17 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/574porVeiga, Rita de Cássia GnutzmannSantos, Arion de Castro Kurtz dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T01:36:05Zoai:repositorio.furg.br:1/574Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T01:36:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
spellingShingle Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Sistemas
Educação ambiental
Modelagem computacional
Systems
Environmental education
Computational modeling
title_short Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_full Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_fullStr Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_full_unstemmed Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_sort Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
author Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
author_facet Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author_role author
author2 Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas
Educação ambiental
Modelagem computacional
Systems
Environmental education
Computational modeling
topic Sistemas
Educação ambiental
Modelagem computacional
Systems
Environmental education
Computational modeling
description Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da comprensão de sistemicidade por parte dos alunos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2011-05-25T21:49:40Z
2011-05-25T21:49:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VEIGA, Rita de Cássia Gnutzmann; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Uma experiência didática na disciplina princípios de sistemas do mestrado em educação ambiental da FURG. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 1-18, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1183/478>. Acesso em: 17 maio 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/574
identifier_str_mv VEIGA, Rita de Cássia Gnutzmann; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Uma experiência didática na disciplina princípios de sistemas do mestrado em educação ambiental da FURG. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 1-18, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1183/478>. Acesso em: 17 maio 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384410376372224