Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Edimauro Matheus Carriel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10939
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 327-340, Jul/Dez 2019.
id FURG_30aedd68fb06ef8980567eb497e8685c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10939
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Masculinidades performativas na literatura infantojuvenilMasculinidades performativas en literatura infantojuvenilPerformative masculinities in children and youth’s literatureMasculinidadesLiteratura infantojuvenilPerformatividadeLiteratura infanto juvenilPerformatividadMasculinitiesChildren and youth’s literaturePerformativityRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 327-340, Jul/Dez 2019.Sustentada pela revisão bibliográfica, a pesquisa se encarrega de destacar pontos principais nas obras da literatura infantojuvenil “O menino de vestido”, de David Walliams e “O menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins, os quais implodem com os modelos hegemônicos de masculinidade, bem como, com as desigualdades proferidas por esses protótipos. O objetivo da pesquisa é de promover interlocuções e reflexões entre a literatura infantojuvenil e as masculinidades performativas. Conforme os desdobramentos possibilitados pelo aporte teórico, vislumbra-se que ambas têm atuado em consonância em prol da propagação do respeito às diversidades de gênero que permitem novas percepções acerca das masculinidades.Con el apoyo de la revisión de la literatura, la investigación destaca puntos clave en las obras de literatura infanto juvenil "El chico del vestido" de David Walliams y "El niño que jugaba a ser" de Georgina da Costa Martins, que implosionan con los modelos hegemónicos de masculinidad, así como las desigualdades pronunciadas por estos prototipos. El objetivo de la investigación es promover interlocuciones y reflexiones entre la literatura infanto juvenil y las masculinidades performativas. De acuerdo con los desarrollos hecho posibles gracias a la contribución teórica, se puede ver que ambos han actuado en consonancia a favor de la propagación del respeto a la diversidad de género que permite nuevas percepciones sobre las masculinidades.Supported by the literature review, the research highlights main points in the children and youth’s literature books “The Boy in Dress”, by David Walliams and “The Boy Who Played Being”, by Georgina da Costa Martins, which implode with the models hegemonic masculinity, as well as the inequalities pronounced by these prototypes. The purpose of the research is to promote interlocutions and reflections between the children and youth’s literature and the performative masculinities. According to the developments made possible by the theoretical contribution, it can be seen that both have acted in consonance in favor of the propagation of respect for gender diversity that allow new perceptions about masculinities.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-11T00:35:58Z2023-05-11T00:35:58Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, E. M. C. Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 327–340, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9511. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9511. Acesso em: 28 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1093910.14295/de.v7i2.9511porRamos, Edimauro Matheus Carrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-11T00:35:58Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-11T00:35:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
Masculinidades performativas en literatura infantojuvenil
Performative masculinities in children and youth’s literature
title Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
spellingShingle Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
Masculinidades
Literatura infantojuvenil
Performatividade
Literatura infanto juvenil
Performatividad
Masculinities
Children and youth’s literature
Performativity
title_short Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
title_full Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
title_fullStr Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
title_full_unstemmed Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
title_sort Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil
author Ramos, Edimauro Matheus Carriel
author_facet Ramos, Edimauro Matheus Carriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Edimauro Matheus Carriel
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidades
Literatura infantojuvenil
Performatividade
Literatura infanto juvenil
Performatividad
Masculinities
Children and youth’s literature
Performativity
topic Masculinidades
Literatura infantojuvenil
Performatividade
Literatura infanto juvenil
Performatividad
Masculinities
Children and youth’s literature
Performativity
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 327-340, Jul/Dez 2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
2023-05-11T00:35:58Z
2023-05-11T00:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, E. M. C. Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 327–340, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9511. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9511. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10939
10.14295/de.v7i2.9511
identifier_str_mv RAMOS, E. M. C. Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 327–340, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9511. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9511. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v7i2.9511
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384393101082624