A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Iana Bernardes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7510
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo uma análise da percepção da reparabilidade do dano ambiental, com intuito de demonstrar a importância da reparação integral, por meio da judicialização dos conflitos ambientais. Para tanto, inicialmente enfrenta-se a conceituação indeterminada de meio ambiente a partir da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e a Constituição Federal, a fim de construir o conceito jurídico de dano ambiental, para então adentrar nas formas de reparação do dano ambiental ecológico de cunho patrimonial ou de lesão de natureza moral produzida concretamente. Em sequência, ressalta-se a importância da reparação integral do meio ambiente agredido tendo em vista o interesse difuso protegido, uma vez que elevado pela Constituição Federal como direito fundamental. Após, busca-se estudar a ação civil pública ambiental como instrumento processual destinado a propiciar a tutela do meio ambiente, em que o poder judiciário é instado a buscar a solução mais vantajosa para a proteção do meio ambiente. Nesse ponto, analisam-se os aspectos mais importantes deste instrumento processual que visa a reparação integral dos danos ambientais. Por fim, analisa-se a contribuição dos Tribunais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça na reparação dos danos ambientais, bem como esses Tribunais têm conduzido os conflitos ambientais na busca da proteção do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado à luz do princípio da reparação integral do dano ambiental.
id FURG_3566fae5068596beae05fd20a7f9c17d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7510
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunaisDano ambientalReparação do dano ambientalAção civil públicaPrincípio da reparação integralO presente trabalho tem por objetivo uma análise da percepção da reparabilidade do dano ambiental, com intuito de demonstrar a importância da reparação integral, por meio da judicialização dos conflitos ambientais. Para tanto, inicialmente enfrenta-se a conceituação indeterminada de meio ambiente a partir da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e a Constituição Federal, a fim de construir o conceito jurídico de dano ambiental, para então adentrar nas formas de reparação do dano ambiental ecológico de cunho patrimonial ou de lesão de natureza moral produzida concretamente. Em sequência, ressalta-se a importância da reparação integral do meio ambiente agredido tendo em vista o interesse difuso protegido, uma vez que elevado pela Constituição Federal como direito fundamental. Após, busca-se estudar a ação civil pública ambiental como instrumento processual destinado a propiciar a tutela do meio ambiente, em que o poder judiciário é instado a buscar a solução mais vantajosa para a proteção do meio ambiente. Nesse ponto, analisam-se os aspectos mais importantes deste instrumento processual que visa a reparação integral dos danos ambientais. Por fim, analisa-se a contribuição dos Tribunais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça na reparação dos danos ambientais, bem como esses Tribunais têm conduzido os conflitos ambientais na busca da proteção do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado à luz do princípio da reparação integral do dano ambiental.Lobato, Anderson Orestes CavalcanteLuz, Iana Bernardes da2017-08-03T00:36:37Z2017-08-03T00:36:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLUZ, Iana Bernardes da. A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/7510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-08-03T00:36:37Zoai:repositorio.furg.br:1/7510Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-08-03T00:36:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
title A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
spellingShingle A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
Luz, Iana Bernardes da
Dano ambiental
Reparação do dano ambiental
Ação civil pública
Princípio da reparação integral
title_short A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
title_full A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
title_fullStr A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
title_full_unstemmed A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
title_sort A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais
author Luz, Iana Bernardes da
author_facet Luz, Iana Bernardes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobato, Anderson Orestes Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Iana Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv Dano ambiental
Reparação do dano ambiental
Ação civil pública
Princípio da reparação integral
topic Dano ambiental
Reparação do dano ambiental
Ação civil pública
Princípio da reparação integral
description O presente trabalho tem por objetivo uma análise da percepção da reparabilidade do dano ambiental, com intuito de demonstrar a importância da reparação integral, por meio da judicialização dos conflitos ambientais. Para tanto, inicialmente enfrenta-se a conceituação indeterminada de meio ambiente a partir da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e a Constituição Federal, a fim de construir o conceito jurídico de dano ambiental, para então adentrar nas formas de reparação do dano ambiental ecológico de cunho patrimonial ou de lesão de natureza moral produzida concretamente. Em sequência, ressalta-se a importância da reparação integral do meio ambiente agredido tendo em vista o interesse difuso protegido, uma vez que elevado pela Constituição Federal como direito fundamental. Após, busca-se estudar a ação civil pública ambiental como instrumento processual destinado a propiciar a tutela do meio ambiente, em que o poder judiciário é instado a buscar a solução mais vantajosa para a proteção do meio ambiente. Nesse ponto, analisam-se os aspectos mais importantes deste instrumento processual que visa a reparação integral dos danos ambientais. Por fim, analisa-se a contribuição dos Tribunais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça na reparação dos danos ambientais, bem como esses Tribunais têm conduzido os conflitos ambientais na busca da proteção do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado à luz do princípio da reparação integral do dano ambiental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-08-03T00:36:37Z
2017-08-03T00:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Iana Bernardes da. A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7510
identifier_str_mv LUZ, Iana Bernardes da. A reparabilidade do dano ambiental: a contribuição dos tribunais. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384356997562368