Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550 https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539 |
Resumo: | Artigo de periódico. |
id |
FURG_3586e1e78b0dcb5d3b04e289eff228c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10550 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.Self-guided and guided trails: an environmental education tool in the Botanical Garden of Recife, Brazil.Trilhainterpretação ambientalJardim BotânicoTrailenvironmental interpretationBotanical GardenArtigo de periódico.Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como áreas que tem como missão a educação, a cultura,o lazer e a conservação do meio ambiente, têm as trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta para atingir esse processo de sensibilização. Foram aplicados questionários semiestruturados aos visitantes, após a realização do passeio nas trilhas guiadas e autoguiadas do Jardim Botânico do Recife, com objetivo de avaliar placas, pontos de parada, percurso, didática utilizada pelo monitor e satisfação com relação ao espaço. Foi possível observar que as estratégias didáticas, assim como os equipamentos utilizados nas trilhas, serviram de ferramenta educativa e de sensibilização para a maioria dos visitantes.In recent decades the environmental education comes seeking sensitize society for environmental issues, using the environmental interpretation as an instrument of communication. The botanical gardens, as areas whose mission is education, culture, recreation and environmental conservation, have the interpretive nature trails as a tool to achieve this awareness process. Semi-structured questionnaires were applied to visitors, after touring on the trails guided and self-guided of the Botanical Garden of Recife, with the objective of evaluating boards, stop-points, route, didactics used by monitor and satisfaction with respect to the space. It was possible to observe that the didactic strategies, as well as the equipment used on the trails, served as educational and awareness tool for most visitors2022-10-30T16:44:54Z2022-10-30T16:44:54Z2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022.1517-1256https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539porNascimento, Ladivania Medeiros doArruda, Ana Paula Dias Vitorino deSantos, Uaine Maria Felix dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-30T16:44:56Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10550Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-30T16:44:56Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. Self-guided and guided trails: an environmental education tool in the Botanical Garden of Recife, Brazil. |
title |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. |
spellingShingle |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. Nascimento, Ladivania Medeiros do Trilha interpretação ambiental Jardim Botânico Trail environmental interpretation Botanical Garden |
title_short |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. |
title_full |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. |
title_fullStr |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. |
title_full_unstemmed |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. |
title_sort |
Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. |
author |
Nascimento, Ladivania Medeiros do |
author_facet |
Nascimento, Ladivania Medeiros do Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de Santos, Uaine Maria Felix dos |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de Santos, Uaine Maria Felix dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ladivania Medeiros do Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de Santos, Uaine Maria Felix dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trilha interpretação ambiental Jardim Botânico Trail environmental interpretation Botanical Garden |
topic |
Trilha interpretação ambiental Jardim Botânico Trail environmental interpretation Botanical Garden |
description |
Artigo de periódico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04 2022-10-30T16:44:54Z 2022-10-30T16:44:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022. 1517-1256 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550 https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539 |
identifier_str_mv |
DO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022. 1517-1256 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550 https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187251618709504 |