Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ladivania Medeiros do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de, Santos, Uaine Maria Felix dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550
https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539
Resumo: Artigo de periódico.
id FURG_3586e1e78b0dcb5d3b04e289eff228c5
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10550
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.Self-guided and guided trails: an environmental education tool in the Botanical Garden of Recife, Brazil.Trilhainterpretação ambientalJardim BotânicoTrailenvironmental interpretationBotanical GardenArtigo de periódico.Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como áreas que tem como missão a educação, a cultura,o lazer e a conservação do meio ambiente, têm as trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta para atingir esse processo de sensibilização. Foram aplicados questionários semiestruturados aos visitantes, após a realização do passeio nas trilhas guiadas e autoguiadas do Jardim Botânico do Recife, com objetivo de avaliar placas, pontos de parada, percurso, didática utilizada pelo monitor e satisfação com relação ao espaço. Foi possível observar que as estratégias didáticas, assim como os equipamentos utilizados nas trilhas, serviram de ferramenta educativa e de sensibilização para a maioria dos visitantes.In recent decades the environmental education comes seeking sensitize society for environmental issues, using the environmental interpretation as an instrument of communication. The botanical gardens, as areas whose mission is education, culture, recreation and environmental conservation, have the interpretive nature trails as a tool to achieve this awareness process. Semi-structured questionnaires were applied to visitors, after touring on the trails guided and self-guided of the Botanical Garden of Recife, with the objective of evaluating boards, stop-points, route, didactics used by monitor and satisfaction with respect to the space. It was possible to observe that the didactic strategies, as well as the equipment used on the trails, served as educational and awareness tool for most visitors2022-10-30T16:44:54Z2022-10-30T16:44:54Z2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022.1517-1256https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539porNascimento, Ladivania Medeiros doArruda, Ana Paula Dias Vitorino deSantos, Uaine Maria Felix dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-30T16:44:56Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10550Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-30T16:44:56Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
Self-guided and guided trails: an environmental education tool in the Botanical Garden of Recife, Brazil.
title Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
spellingShingle Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
Nascimento, Ladivania Medeiros do
Trilha
interpretação ambiental
Jardim Botânico
Trail
environmental interpretation
Botanical Garden
title_short Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
title_full Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
title_fullStr Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
title_full_unstemmed Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
title_sort Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil.
author Nascimento, Ladivania Medeiros do
author_facet Nascimento, Ladivania Medeiros do
Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de
Santos, Uaine Maria Felix dos
author_role author
author2 Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de
Santos, Uaine Maria Felix dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ladivania Medeiros do
Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de
Santos, Uaine Maria Felix dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trilha
interpretação ambiental
Jardim Botânico
Trail
environmental interpretation
Botanical Garden
topic Trilha
interpretação ambiental
Jardim Botânico
Trail
environmental interpretation
Botanical Garden
description Artigo de periódico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
2022-10-30T16:44:54Z
2022-10-30T16:44:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022.
1517-1256
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550
https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539
identifier_str_mv DO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022.
1517-1256
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550
https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187251618709504