Bibliotecas e portadores de transtorno do espectro autista: guia prático para acessibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Leandra Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8456
Resumo: Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que teve como principal objetivo a identificação de práticas bem-sucedidas de serviços e atividades em unidades de informação para atender indivíduos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram realizadas buscas em diversas bases de dados bibliográficas que permitiram reunir 39 trabalhos sobre TEA e bibliotecas. Esta pesquisa se justifica pelo fato de que as bibliotecas devem ser espaços inclusivos, acessíveis e sem nenhum tipo de discriminação. Os portadores de TEA tem comportamento diferenciado no que se refere aos aspectos de linguagem,interação social, percepção, atenção e memória. Portanto, as bibliotecas precisam buscar alternativas específicas para não excluir os portadores de TEA de seus espaços, serviços e atividades. Os resultados podem apoiar e orientar profissionais que atuam em bibliotecas e que muitas vezes não sabem como tratar estes usuários. Disponibilizar espaços mais silenciosos, usar ferramentas de realidade virtual, promover que proporcionem maior conhecimento sobre como conviver com os portadores de TEA estão entre as estratégias mais frequentes na literatura, no sentido de aumentar a acessibilidade em bibliotecas dos portadores de TEA. Acredita-se que o guia prático para acessibilidade seja essencial para ajudar o profissional bibliotecário a compreender seu usuário a partir de informações selecionadas pelos artigos para a composição do guia prático para acessibilidade de portadores de TEA.
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