Experiência extraordinária em serviços de restaurantes: proposta de um framework

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Nicoline Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9461
Resumo: Uma vez que as experiências positivas podem oferecer vantagem competitiva às organizações, estas buscam gerenciar seus serviços para proporcionarem um ambiente que envolva os consumidores. No setor de restaurantes, a experiência é considerada de grande relevância, visto que é um espaço de encontro na vida social das pessoas, que buscam um local para socializar e relaxar. A experiência do consumidor pode ser classificada em ordinária ou extraordinária. Nesta pesquisa serão analisadas as experiências extraordinárias, visto que estas são consideradas incomuns e raras. O objetivo do presente estudo é propor um framework com os elementos que conduzem a uma experiência extraordinária em serviços de restaurantes, identificando os elementos de pré-consumo, consumo e pós-consumo. Para atingir estes objetivos, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade com indivíduos que vivenciaram experiências extraordinárias em restaurantes. Como resultados, verificou-se que os elementos de préconsumo que conduzem a uma experiência extraordinária são conhecer o local, recomendação, conhecer uma nova culinária, comemorar/confraternizar e a novidade, em conhecer pratos diferentes, conhecer os costumes de uma região e comer em um local diferenciado. Os elementos de consumo são vista do restaurante, iluminação intimista/difusa, decoração típica, lugar onde encontra-se o restaurante, espetáculos/shows, qualidade da comida, apresentação do prato, variedade de pratos, comida diferenciada, qualidade da bebida, ambiente romântico, ambiente aconchegante/confortável, ambiente acolhedor, atenção dos garçons, ver o processo de preparação dos pratos, garçons alertas/atentos, atendimento pelo mesmo garçom, garçons profissionais e garçons atenciosos. Os elementos de pósconsumo são memória, surpresa, felicidade, prazer, emoção e diversão. Por fim, identificou-se que a experiência extraordinária resulta em retorno, boca-a-boca, satisfação e comparações.
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O objetivo do presente estudo é propor um framework com os elementos que conduzem a uma experiência extraordinária em serviços de restaurantes, identificando os elementos de pré-consumo, consumo e pós-consumo. Para atingir estes objetivos, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade com indivíduos que vivenciaram experiências extraordinárias em restaurantes. Como resultados, verificou-se que os elementos de préconsumo que conduzem a uma experiência extraordinária são conhecer o local, recomendação, conhecer uma nova culinária, comemorar/confraternizar e a novidade, em conhecer pratos diferentes, conhecer os costumes de uma região e comer em um local diferenciado. Os elementos de consumo são vista do restaurante, iluminação intimista/difusa, decoração típica, lugar onde encontra-se o restaurante, espetáculos/shows, qualidade da comida, apresentação do prato, variedade de pratos, comida diferenciada, qualidade da bebida, ambiente romântico, ambiente aconchegante/confortável, ambiente acolhedor, atenção dos garçons, ver o processo de preparação dos pratos, garçons alertas/atentos, atendimento pelo mesmo garçom, garçons profissionais e garçons atenciosos. Os elementos de pósconsumo são memória, surpresa, felicidade, prazer, emoção e diversão. Por fim, identificou-se que a experiência extraordinária resulta em retorno, boca-a-boca, satisfação e comparações.As positive experiences can offer competitive advantage to organizations, they seek to manage their services in order to provide an environment that engages consumers. In the restaurant sector, experience is considered of great relevance, since it is a meeting place in the social life of people, who seek a place to socialize and relax. The consumer experience can be rated as ordinary or extraordinary. In this research the extraordinary experiences will be analyzed because they are considered to be unusual and rare. The objective of the present study is to propose a framework with the elements that lead to an extraordinary experience in restaurant services, identifying the elements of pre-consumption, consumption and postconsumption. To achieve these objectives, a qualitative exploratory research was conducted through semi-structured in-depth interviews with individuals who had extraordinary experiences in restaurants. As results, it was verified that the elements of pre-consumption that lead to an extraordinary experience are knowing the place, recommendation, getting to know a new cuisine, celebrate/fraternize, novelty, getting to know different dishes, learning the customs of a region and eating in a differentiated place. The elements of consumption are the restaurant’s view, intimate/diffused lighting, typical decoration, the restaurant’s location, shows/concerts, quality of food, presentation of the dish, variety of dishes, differentiated food, drink quality, romantic environment, cozy atmosphere, attentive waiters, watching the preparation process of the dishes, waiters alert/attentive, being served by the same waiter, professional and attentive waiters. The elements of post-consumption are memory, surprise, happiness, pleasure, emotion and fun. Finally, it was identified that extraordinary experience results in coming back, word-of-mouth, satisfaction and comparisons.D’Avila, Lívia CastroFernandes, Nicoline Pinheiro2021-05-14T21:04:53Z2021-05-14T21:04:53Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Nicoline Pinheiro. Experiência extraordinária em serviços de restaurantes: proposta de um framework. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. 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