A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Gardenia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Talamira Taita Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10596
Resumo: A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres. Neste estudo, o nosso objetivo é apresentar como as demandas da docência implicam na vida das mulheres e como isso constitui aquilo que chamamos de mal-estar da profissão docente. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho, e até mesmo sua saúde.
id FURG_41daf598d46ac93a5ad692fcf51c92d1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10596
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docênciaEl camino docente de las mujeres que enseñan ciencias de la naturaleza: los retos de la enseñanzaThe teaching path of women who teach sciences of nature: the challenges of teachingMulherDocênciaTrabalho(Auto) biografiaMal-estar docenteMujerEnseñandoTrabajoAutobiografíaMalestar docenteWomenTeachingWorkAutobiographyTeaching malaiseA partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres. Neste estudo, o nosso objetivo é apresentar como as demandas da docência implicam na vida das mulheres e como isso constitui aquilo que chamamos de mal-estar da profissão docente. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho, e até mesmo sua saúde.A partir de los análisis realizados en una investigación de maestría que tuvo como título: Narrativas de docentes de ciencias sobre la enfermedad del docente: trayectoria, enfermedad y permanencia, defendida en 2018, destacamos algunos resultados en torno a la trayectoria docente de las mujeres. En este estudio, nuestro objetivo es presentar cómo las demandas de la docencia implican la vida de las mujeres y cómo esto constituye lo que llamamos el malestar de la profesión docente. Construimos una investigación cualitativa, utilizando el método (auto) biográfico. Las narrativas escritas de las colaboradoras se utilizaron mediante el uso de una Caja de Memoria para discutir la labor docente de las mujeres, que se encontraban sobrecargadas y enfermas ante las exigencias de su día a día. Se percibe que las mujeres, históricamente, experimentan contradicciones de género y acumulaciones de tareas en su rutina profesional y doméstica, alcanzando su disposición, entusiasmo por la vida y el trabajo e incluso su salud.Based on the analyzes carried out in a master's research that had the title: Science Teachers' Narratives about Teacher Malaise: Trajectory, Illness and Permanence, defended in 2018, we highlight some results around the teaching trajectory of women. In this study, our objective is to present how the demands of teaching imply women's lives and how this constitutes what we call the malaise of the teaching profession. We built a qualitative research, using the (auto) biographical method. The collaborators' written narratives were used through the use of a Memory Box to discuss the teaching work of women, who were overloaded and sick in the face of the demands of their daily lives. It is perceived that women, historically, experience gender contradictions and accumulations of tasks in their professional and domestic routine, reaching their disposition, enthusiasm for life and work and even their health.2023-01-27T05:20:13Z2023-01-27T05:20:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMUNIZ, G. O.; BRITO, T. T. R. . A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 128–154, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677. Acesso em: 23 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1059610.14295/de.v9iEspecial.12677porMuniz, Gardenia OliveiraBrito, Talamira Taita Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-27T05:20:13Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10596Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-27T05:20:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
El camino docente de las mujeres que enseñan ciencias de la naturaleza: los retos de la enseñanza
The teaching path of women who teach sciences of nature: the challenges of teaching
title A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
spellingShingle A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
Muniz, Gardenia Oliveira
Mulher
Docência
Trabalho
(Auto) biografia
Mal-estar docente
Mujer
Enseñando
Trabajo
Autobiografía
Malestar docente
Women
Teaching
Work
Autobiography
Teaching malaise
title_short A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
title_full A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
title_fullStr A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
title_full_unstemmed A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
title_sort A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência
author Muniz, Gardenia Oliveira
author_facet Muniz, Gardenia Oliveira
Brito, Talamira Taita Rodrigues
author_role author
author2 Brito, Talamira Taita Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Gardenia Oliveira
Brito, Talamira Taita Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Docência
Trabalho
(Auto) biografia
Mal-estar docente
Mujer
Enseñando
Trabajo
Autobiografía
Malestar docente
Women
Teaching
Work
Autobiography
Teaching malaise
topic Mulher
Docência
Trabalho
(Auto) biografia
Mal-estar docente
Mujer
Enseñando
Trabajo
Autobiografía
Malestar docente
Women
Teaching
Work
Autobiography
Teaching malaise
description A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres. Neste estudo, o nosso objetivo é apresentar como as demandas da docência implicam na vida das mulheres e como isso constitui aquilo que chamamos de mal-estar da profissão docente. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho, e até mesmo sua saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-27T05:20:13Z
2023-01-27T05:20:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNIZ, G. O.; BRITO, T. T. R. . A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 128–154, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677. Acesso em: 23 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10596
10.14295/de.v9iEspecial.12677
identifier_str_mv MUNIZ, G. O.; BRITO, T. T. R. . A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 128–154, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677. Acesso em: 23 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12677
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384385214742528