A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andrea da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maraschin, Mariglei Severo, Haetinger, Claus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3711
Resumo: Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Essa formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto4 surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitarem-se para a docência do campo. Essa formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.
id FURG_47b9f27651e78476d4af80c15478ce08
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3711
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.Formação DocenteEducação do CampoTeacher TrainingEducation in Rural ZoneEste artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Essa formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto4 surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitarem-se para a docência do campo. Essa formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.This work aims to present a pioneering project, focusing training Educators to/from the Rural Vale do Jaguari/RS, to be implemented by the Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. This training adopts the methodology of teaching the Pedagogy of Alternation characterized by the articulation of theory with practice, in time and space alternating between school and community. The project started with the aim of offering a professional qualification for people who want to act or empower themselves for teaching field. This training course provides a teaching-learning somewhat different, due to the conjunction between the specific area of enabling future teachers with the socio-economic-environmental and cultural Vale do Jaguari/RS region.2013-08-21T20:57:51Z2013-08-21T20:57:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Andrea da, MARASCHIN, Mariglei Severo, HAETINGER, Claus. A Formação de educadores do campo em consonância com o contexto socioambiental do vale Jaguari/RS. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 38 – 53, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3583/2219>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3711porSilva, Andrea daMaraschin, Mariglei SeveroHaetinger, Clausinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-08-21T20:57:51Zoai:repositorio.furg.br:1/3711Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-08-21T20:57:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
title A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
spellingShingle A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
Silva, Andrea da
Formação Docente
Educação do Campo
Teacher Training
Education in Rural Zone
title_short A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
title_full A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
title_fullStr A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
title_full_unstemmed A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
title_sort A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS.
author Silva, Andrea da
author_facet Silva, Andrea da
Maraschin, Mariglei Severo
Haetinger, Claus
author_role author
author2 Maraschin, Mariglei Severo
Haetinger, Claus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andrea da
Maraschin, Mariglei Severo
Haetinger, Claus
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Educação do Campo
Teacher Training
Education in Rural Zone
topic Formação Docente
Educação do Campo
Teacher Training
Education in Rural Zone
description Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Essa formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto4 surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitarem-se para a docência do campo. Essa formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21T20:57:51Z
2013-08-21T20:57:51Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Andrea da, MARASCHIN, Mariglei Severo, HAETINGER, Claus. A Formação de educadores do campo em consonância com o contexto socioambiental do vale Jaguari/RS. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 38 – 53, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3583/2219>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3711
identifier_str_mv SILVA, Andrea da, MARASCHIN, Mariglei Severo, HAETINGER, Claus. A Formação de educadores do campo em consonância com o contexto socioambiental do vale Jaguari/RS. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 38 – 53, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3583/2219>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384391040630784