Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6430 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos. |
id |
FURG_47c100180fb5c72362fdca250f3874a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6430 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagemEnhancing educational actions in museums through virtual learning communitiesComunidades virtuais de aprendizagemAprendizagem informal em museusInformática na educação em museusObjetos de AprendizagemVirtual communitiesInformal learningComputer science in the education in museumsLearning ObjectsEste artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.The goal of this paper is to show that it is possible to stimulate informal learning in museums by means of virtual communities based on repositories of learning objects, communicatory tools and the production of learning objects by the visitors. The focus of the work is to stimulate informal learning by motivating the participation/involvement of the visitor in the activities of a virtual community of museum’s visitors, following the assumption that information, communication, interaction and cooperation are essential for the learning process in the informal context of museums. We believe that the informal learning process that can be provided by virtual communities, together with learning resources like learning objects, can provide the necessary means for the educational actions in museums. In view of this, we have built and successfully experimented with CV-Muzar, a learning object-based virtual community environment for the Augusto Ruschi Zoobotanic Museum at UPF, that we report in this paper.2016-08-30T19:40:52Z2016-08-30T19:40:52Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014.1516-084Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/6430porMarchi, Ana Carolina Bertoletti deCosta, Antonio Carlos da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-22T19:55:10Zoai:repositorio.furg.br:1/6430Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-22T19:55:10Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Enhancing educational actions in museums through virtual learning communities |
title |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Marchi, Ana Carolina Bertoletti de Comunidades virtuais de aprendizagem Aprendizagem informal em museus Informática na educação em museus Objetos de Aprendizagem Virtual communities Informal learning Computer science in the education in museums Learning Objects |
title_short |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem |
author |
Marchi, Ana Carolina Bertoletti de |
author_facet |
Marchi, Ana Carolina Bertoletti de Costa, Antonio Carlos da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Antonio Carlos da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Ana Carolina Bertoletti de Costa, Antonio Carlos da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades virtuais de aprendizagem Aprendizagem informal em museus Informática na educação em museus Objetos de Aprendizagem Virtual communities Informal learning Computer science in the education in museums Learning Objects |
topic |
Comunidades virtuais de aprendizagem Aprendizagem informal em museus Informática na educação em museus Objetos de Aprendizagem Virtual communities Informal learning Computer science in the education in museums Learning Objects |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2016-08-30T19:40:52Z 2016-08-30T19:40:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014. 1516-084X http://repositorio.furg.br/handle/1/6430 |
identifier_str_mv |
DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014. 1516-084X |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384407778000896 |