Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Costa, Antonio Carlos da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6430
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.
id FURG_47c100180fb5c72362fdca250f3874a2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6430
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagemEnhancing educational actions in museums through virtual learning communitiesComunidades virtuais de aprendizagemAprendizagem informal em museusInformática na educação em museusObjetos de AprendizagemVirtual communitiesInformal learningComputer science in the education in museumsLearning ObjectsEste artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.The goal of this paper is to show that it is possible to stimulate informal learning in museums by means of virtual communities based on repositories of learning objects, communicatory tools and the production of learning objects by the visitors. The focus of the work is to stimulate informal learning by motivating the participation/involvement of the visitor in the activities of a virtual community of museum’s visitors, following the assumption that information, communication, interaction and cooperation are essential for the learning process in the informal context of museums. We believe that the informal learning process that can be provided by virtual communities, together with learning resources like learning objects, can provide the necessary means for the educational actions in museums. In view of this, we have built and successfully experimented with CV-Muzar, a learning object-based virtual community environment for the Augusto Ruschi Zoobotanic Museum at UPF, that we report in this paper.2016-08-30T19:40:52Z2016-08-30T19:40:52Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014.1516-084Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/6430porMarchi, Ana Carolina Bertoletti deCosta, Antonio Carlos da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-22T19:55:10Zoai:repositorio.furg.br:1/6430Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-22T19:55:10Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
Enhancing educational actions in museums through virtual learning communities
title Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
spellingShingle Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
Comunidades virtuais de aprendizagem
Aprendizagem informal em museus
Informática na educação em museus
Objetos de Aprendizagem
Virtual communities
Informal learning
Computer science in the education in museums
Learning Objects
title_short Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_full Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_fullStr Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_sort Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem
author Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
author_facet Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
Costa, Antonio Carlos da Rocha
author_role author
author2 Costa, Antonio Carlos da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades virtuais de aprendizagem
Aprendizagem informal em museus
Informática na educação em museus
Objetos de Aprendizagem
Virtual communities
Informal learning
Computer science in the education in museums
Learning Objects
topic Comunidades virtuais de aprendizagem
Aprendizagem informal em museus
Informática na educação em museus
Objetos de Aprendizagem
Virtual communities
Informal learning
Computer science in the education in museums
Learning Objects
description Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-08-30T19:40:52Z
2016-08-30T19:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014.
1516-084X
http://repositorio.furg.br/handle/1/6430
identifier_str_mv DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014.
1516-084X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384407778000896