O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Novello, Tanise Paula, Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1085
Resumo: O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.
id FURG_49f4469d5933cee198f4c3c7d15748bf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1085
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarizaçãoFormação continuadaMatemáticaMaterial concretoProfessoresO presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.2011-10-11T16:56:01Z2011-10-11T16:56:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011.2236-0093http://repositorio.furg.br/handle/1/1085porSilveira, Daniel da SilvaNovello, Tanise PaulaLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-11T16:56:01Zoai:repositorio.furg.br:1/1085Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-11T16:56:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
title O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
spellingShingle O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
Silveira, Daniel da Silva
Formação continuada
Matemática
Material concreto
Professores
title_short O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
title_full O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
title_fullStr O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
title_full_unstemmed O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
title_sort O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
author Silveira, Daniel da Silva
author_facet Silveira, Daniel da Silva
Novello, Tanise Paula
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Novello, Tanise Paula
Laurino, Débora Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Daniel da Silva
Novello, Tanise Paula
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Matemática
Material concreto
Professores
topic Formação continuada
Matemática
Material concreto
Professores
description O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-11T16:56:01Z
2011-10-11T16:56:01Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011.
2236-0093
http://repositorio.furg.br/handle/1/1085
identifier_str_mv SILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011.
2236-0093
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384376726519808