O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1085 |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. |
id |
FURG_49f4469d5933cee198f4c3c7d15748bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1085 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarizaçãoFormação continuadaMatemáticaMaterial concretoProfessoresO presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.2011-10-11T16:56:01Z2011-10-11T16:56:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011.2236-0093http://repositorio.furg.br/handle/1/1085porSilveira, Daniel da SilvaNovello, Tanise PaulaLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-11T16:56:01Zoai:repositorio.furg.br:1/1085Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-11T16:56:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
title |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
spellingShingle |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização Silveira, Daniel da Silva Formação continuada Matemática Material concreto Professores |
title_short |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
title_full |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
title_fullStr |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
title_full_unstemmed |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
title_sort |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
author |
Silveira, Daniel da Silva |
author_facet |
Silveira, Daniel da Silva Novello, Tanise Paula Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Novello, Tanise Paula Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Daniel da Silva Novello, Tanise Paula Laurino, Débora Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Matemática Material concreto Professores |
topic |
Formação continuada Matemática Material concreto Professores |
description |
O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-11T16:56:01Z 2011-10-11T16:56:01Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011. 2236-0093 http://repositorio.furg.br/handle/1/1085 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011. 2236-0093 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384376726519808 |