Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaigar, Vania Alves Martins
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Fernandes, Sônia Regina de Souza, Volpato, Gildo, Fonseca, Denise Grosso da, Pinto, Carmem Lúcia Lascano, Rigo, Ana Maria Ranzan, Cunha, Maria Isabel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1522
Resumo: As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.
id FURG_7a3d8f7b3e0627cfbb60c225b2a6dd54
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1522
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docenteAutonomiaAutoridadeProfissãoDocenteAs reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.2011-11-30T20:10:18Z2011-11-30T20:10:18Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1522porChaigar, Vania Alves MartinsFernandes, Sônia Regina de SouzaVolpato, GildoFonseca, Denise Grosso daPinto, Carmem Lúcia LascanoRigo, Ana Maria RanzanCunha, Maria Isabel dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-14T00:39:03Zoai:repositorio.furg.br:1/1522Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-14T00:39:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
title Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
spellingShingle Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
Chaigar, Vania Alves Martins
Autonomia
Autoridade
Profissão
Docente
title_short Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
title_full Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
title_fullStr Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
title_full_unstemmed Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
title_sort Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
author Chaigar, Vania Alves Martins
author_facet Chaigar, Vania Alves Martins
Fernandes, Sônia Regina de Souza
Volpato, Gildo
Fonseca, Denise Grosso da
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Rigo, Ana Maria Ranzan
Cunha, Maria Isabel da
author_role author
author2 Fernandes, Sônia Regina de Souza
Volpato, Gildo
Fonseca, Denise Grosso da
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Rigo, Ana Maria Ranzan
Cunha, Maria Isabel da
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaigar, Vania Alves Martins
Fernandes, Sônia Regina de Souza
Volpato, Gildo
Fonseca, Denise Grosso da
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Rigo, Ana Maria Ranzan
Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Autoridade
Profissão
Docente
topic Autonomia
Autoridade
Profissão
Docente
description As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2011-11-30T20:10:18Z
2011-11-30T20:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1522
identifier_str_mv CHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384381767024640