Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1522 |
Resumo: | As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade. |
id |
FURG_7a3d8f7b3e0627cfbb60c225b2a6dd54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1522 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docenteAutonomiaAutoridadeProfissãoDocenteAs reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.2011-11-30T20:10:18Z2011-11-30T20:10:18Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1522porChaigar, Vania Alves MartinsFernandes, Sônia Regina de SouzaVolpato, GildoFonseca, Denise Grosso daPinto, Carmem Lúcia LascanoRigo, Ana Maria RanzanCunha, Maria Isabel dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-14T00:39:03Zoai:repositorio.furg.br:1/1522Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-14T00:39:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
title |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
spellingShingle |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente Chaigar, Vania Alves Martins Autonomia Autoridade Profissão Docente |
title_short |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
title_full |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
title_fullStr |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
title_full_unstemmed |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
title_sort |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
author |
Chaigar, Vania Alves Martins |
author_facet |
Chaigar, Vania Alves Martins Fernandes, Sônia Regina de Souza Volpato, Gildo Fonseca, Denise Grosso da Pinto, Carmem Lúcia Lascano Rigo, Ana Maria Ranzan Cunha, Maria Isabel da |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Sônia Regina de Souza Volpato, Gildo Fonseca, Denise Grosso da Pinto, Carmem Lúcia Lascano Rigo, Ana Maria Ranzan Cunha, Maria Isabel da |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaigar, Vania Alves Martins Fernandes, Sônia Regina de Souza Volpato, Gildo Fonseca, Denise Grosso da Pinto, Carmem Lúcia Lascano Rigo, Ana Maria Ranzan Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Autoridade Profissão Docente |
topic |
Autonomia Autoridade Profissão Docente |
description |
As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2011-11-30T20:10:18Z 2011-11-30T20:10:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1522 |
identifier_str_mv |
CHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384381767024640 |