Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Maria de Fátima Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11443
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_80717dae103b78192bfd0e161f0c815e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11443
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagemTeaching history and archives : description practices archivistics and document preservation as learning strategiesEnsino de históriaIdentificação ArquivísticaDescrição documentalDidática da históriaHistory teachingArchival IdentificationDocumentary descriptionDidactics of historyDissertação (mestrado)A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos dos alunos da disciplina de história. O docente de história tem nos arquivos um espaço colaborativo e motivacional para a pesquisa histórica e o ensino do uso das fontes documentais. A pesquisa discorre sobre as origens e evolução dos preceitos da ciência diplomática em sua perspectiva clássica e contemporânea ; e seu aporte para os fundamentos da metodologia de identificação arquivística, que faz uma pesquisa intelectual sobre a gênese documental, ancorando se nos princípios e ensinamentos da didática da história. Esse conhecimento adquirido culmina no letramento informacional histórico e arquivístico de alunos e professores. O letramento ao ser aplicado nas atividades descritivas a s tornam referência instrumental e metodológica com instrumentos de pesquisa estruturados e contextualizados. Os alunos e professores de história ao entrarem em contato com os produtos descritivos precisam valer se de sua própria consciência histórica, dos ensinamentos transmitidos por seus professores, e de suas competência s informacionais, o que torna esta atividade desafiadora e instigante. Afinal, em um instrumento de pesquisa consulta se muitos documentos e, neste ponto a pesquisa torna se uma atividade fascinante. Como resultado desse estudo, será produzida uma cartilha para docentes da Educação básica e superior que apresentará a descrição e a identificação arquivísticas como metodologia para um ensino e aprendizagem significativos da história.The present research is configured in a bibliographic, theoretical and reflective study about the use of archival documentary description as an instrumental strategy and methodology serving to su pport and stimulate th e studies of students of the history discipline. History teachers in their classroom or on site visits have in the archives a collaborative and motivational space for historical research and teaching the use of documentary sources. Th e research discusses t he origins and evolution of the precepts of diplomatic science in its classic and contemporary perspective and its contribution to the foundations of the methodology of archival identification, which does an intellectual research on t he documentary genesis , anchoring itself in the principles and teachings of the didactics of history that theorize about historical consciousness and its applications in the real understanding of historical teaching. This acquired knowledge culminates in t he historical and arch ival information literacy of students and teachers. Literacy, when applied to descriptive activities, makes it an instrumental and methodological reference with structured and contextualized research instruments. When students and tea chers of history come into contact with descriptive products, they need to draw on their own historical awareness, the teachings passed by their teachers, and their information skills, which makes this activity challenging and thought provoking. After all, in a research instrum ent many documents are consulted and, at this point, research becomes a fascinating activity. As a result of this study, a booklet for teachers of basic and higher education will be produced, which will present the archival descriptio n and identification a s a methodology for meaningful teaching and learning of history.Matos, Julia SilveiraCorrêa, Maria de Fátima Cruz2024-02-09T23:43:01Z2024-02-09T23:43:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Maria de Fátima Cruz. Ensino de história e arquivos: práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-09T23:43:02Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11443Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-09T23:43:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
Teaching history and archives : description practices archivistics and document preservation as learning strategies
title Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
spellingShingle Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
Corrêa, Maria de Fátima Cruz
Ensino de história
Identificação Arquivística
Descrição documental
Didática da história
History teaching
Archival Identification
Documentary description
Didactics of history
title_short Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
title_full Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
title_fullStr Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
title_sort Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
author Corrêa, Maria de Fátima Cruz
author_facet Corrêa, Maria de Fátima Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Julia Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Maria de Fátima Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Identificação Arquivística
Descrição documental
Didática da história
History teaching
Archival Identification
Documentary description
Didactics of history
topic Ensino de história
Identificação Arquivística
Descrição documental
Didática da história
History teaching
Archival Identification
Documentary description
Didactics of history
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-02-09T23:43:01Z
2024-02-09T23:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Maria de Fátima Cruz. Ensino de história e arquivos: práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11443
identifier_str_mv CORRÊA, Maria de Fátima Cruz. Ensino de história e arquivos: práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384375265853440